Nr18 material

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
CONSTRUÇÃO CIVIL: PASSADO X FUTURO

FOTO: FÁBIO REMY

A construção civil recente, passa por processos de transformação oriundo do avanço tecnológico e inovaçoes. Atualmente, podemos encontrartrenas e nível a laser, materiais não convencionais, super cimentos (120 MPa) até o uso de satelites nos GPS para a topografia, isto fruto de um avanço tecnológico e da conjuntura atual que obriga aempresas construtoras a se adequar a esta novo cenário para acréscimo da produtividade, competitividade, incluindo o controle da qualidade, certificações, respeito ambiental, reuso, reciclagem,treinamento continuado, controle dos insumos oriundos do meio ambiente, uso racional das madeiras e agua.

Mas infelizmente, este cenário, ainda não atinge todas as empresas construtoras, pois isto exigemudança de cultura e quebra de paradigmas, mas, com a questão da sustentabilidade, uma sociedade mais vigilante, a tendência e a adequação mercadologica e sobretudo uma nova consciência gerencial pautadana sustentabilidade, gestão da qualidade, qualidade de vida dos profissionais envolvidos em obras, menos desperdicio, organização e profissionalismo.

Regulamentadora nº 18, com o título de “Obrasde Construção, Demolição e Reparos”, define as regras de prevenção de acidentes de trabalho para a indústria da construção. Esta norma foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 08/07/1978, porém devidoaos progressos tecnológicos e sociais seu texto tornou-se defasado, necessitando de modificações legais, as quais ocorreram recentemente. A nova Norma Regulamentadora nº 18 introduz inovaçõesconceituais que aparecem a partir de sua própria formulação, uma vez que é a 1ª norma publicada que teve a sua condução final consolidada através de negociação clássica nos moldes prescritos pela OrganizaçãoInternacional do Trabalho.

A construção civil brasileira mudou, e muito, nos últimos anos. Seja em termos de técnicas, tecnologias e processos construtivos, seja em termos econômicos, sociais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr18
  • Nr18
  • NR18
  • NR18
  • Nr18
  • nr18
  • Nr18
  • Nr18

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!