Nr 33

Páginas: 11 (2622 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
NR 33 – Espaços Confinados




Definição NR 33
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, possui meios limitados de entrada e saída, a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de ôxigenio.

Definição NBR 14787
A NBR 14787 ( 2001 ) define espaçoconfinado como qualquer area não projetada para ocupação humana contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída e na qual a ventilação existente contaminantes peigosos e/ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou desenvolver .

Definição OSHA.
A OSHA define espaço confinado como área grande o suficiente a ponto de permitir que o trabalhador realize seu trabalho, commeios limitados ou restritos para a entrada e saída; não sendo desempenhada para a ocupação humana, cm configurraçãi interna capaz de causar claustrofobia ou asfixia, podendo apresentar riscos atmosféricos e agentes contaminantes agressivos á sáude e segurança.

Definição NIOSH
A NIOSH (1997) define espaço confinado como um espaço que apresenta passagens limitadas de entrada e saída, ventilaçãonatural deficiente que contém ou produz perigosos contaminates do ar e que não é destinado para ocupação humana contínua.





Classificação dos espaços confinados.

Espaços Classe A - são aqueles que apresentam situações que são IPVS. Incluem os espaços que têm deficiência em O2 ou contém explosivos, inflamaveis ou atmosferas tóxicas;

Espaços Classe B – não apresentamperigo para a vida ou a saúde, mas têm o potencial para causar lesões ou doenças se medidas de proteção não forem usadas;

Espaços Classe C – são aqueles que os riscos existentes são insignificantes, não requerendo proceimentos ou práticas especiais de trabalho.


Classificação dos espaços confinados (NIOSH)

Caracteristicas de um espaço confinado classe A
Imediatamente perigoso para a vida– requer procedimentos de resgate com mais de um individuo completamente equipado com equipamento de ar mandado - manutenção de comunicação necessária e um vigia adicional fora do espaço confinado.
Oxigênio – Percentual < 16% (122 mmHg) ou > 25%(190 mmHg )
Inflamabilidade – 20% ou mais do L.I.E
Toxicidade – IDHL (IPVS)

Caracteriscas de um espaço confinado classe B
Perigoso, mas nãoimediatamente ameaçador – requer procedimentos de resgate com um individuo completamente equipado com equipamento de ar mandado – visualização indireta ou comunicação frequente com os trabalhadores.
% de Oxigênio – 16.1 a 19,4 ( 122 mmHg – 149 mmHg ) ou
21.5 a 25 ( 163 mmHg – 190 mmHg )
Inflamabilidade – 10% a 19% do L.I.E
Toxicidade – Maior que o limite de contaminaçãoMenor que o valor IDHL (IPVS



Caracteristicas de um espaço confinado classe C
Riscos potenciais – não requer modificações nos procedimentos de trabalho – procedimentos de resgaste padrões – comunicação direta com os trabalhadores, de quem está fora do espaço confinado.
% de Oxigênio – 19.5 a 21,44 ( 148 mmHg – 163 mmHg )
Inflamabilidade - 10% do L.I.E ou menos
Toxicidade- Menor que o limite de contaminação estabelecido
pelo CFR 29




O reconhecimento do espaço confinado

Nem sempre é fácil .
Exemplo: Tanques abertos, podem ser considerados como espaços confinados, pois a ventilação natural inexiste, o potencial de acúmulo de fontes geradoras ou de escape de gás, torna a atmosfera perigosa.

Para reconhecermos um espaçoconfinado, é preciso conhecermos o potencial de risco de ambientes, processos, produtos e etc.
Porém o mais sério risco se concentra na atmosfera do ambiente confinado.


Onde encontramos espaços confinados?

Agricultura
Silos
Moegas
Poços de elevadores
Transportadores fechados
Tanques para armazenagem de fertilizantes

Indústria da construção
Caixões
Tubulões
Buracos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr 33
  • NR-33
  • nr 33
  • NR 33
  • NR 33
  • Nr 33
  • NR 33
  • nr 33

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!