NR 33_NR35

2249 palavras 9 páginas
Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho
UNIRON

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS DAS
NORMAS REGULAMENTADORAS 33 E 35

Aluno: Engº Ney Grequi Franco Figueiredo

INTRODUÇÂO

Segurança nos dias atuais deve ser preocupação de todos na empresa. Corriqueiramente pessoas são criticadas por não terem respeitado ou alertado sobre normas básicas de segurança, principalmente após a ocorrência de um acidente. O ideal é que os colaboradores sejam informados regularmente sobre os riscos a que estão expostos no ambiente de trabalho. É de suma importância a elaboração de planos com medidas de controle de riscos, métodos e técnicas de segurança, prevenção e proteção. Para que o plano funcione adequadamente, cabe a observância e conscientização de todas as pessoas envolvidas no processo.

OBJETIVO

Implantação do plano de medidas de controle de riscos, com a finalidade de minimização das perdas, diminuição ou eliminação dos riscos, através da implantação de procedimentos que permitam a identificação, avaliação, classificação e tratativa dos riscos que a empresa está exposta.
Sabemos que os riscos aos quais os colaboradores estão expostos no dia a dia são extremamente dinâmicos e necessitam de acompanhamento, enquanto as rotinas que são estáticas devem sofrer adaptações constantes. Para a eficiência do plano, devem existir poucos procedimentos, porém estes precisam ser reconhecidos e aceitos por todos.

Medidas de controle de riscos em ambientes de trabalho confinado.

Espaço Confinado de acordo com a NR-33:

Qualquer área não projetada para ocupação contínua; a qual tem meios limitados de entrada e saída; na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/ enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolverem.

Definição de zonas confinadas (gases):

ZONA 0

Área onde uma mistura explosiva ar/gás está continuamente ou presente por longos períodos.
Ex.: Interior de Vaso separador, superfície de líquido

Relacionados