Nr 23

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Análise comparativa entre a Nr- 23 e a COSIPE
( Bianca Moreira de Castro e Fabrício Oliveira da Silva)
A NR-23 trata especificamente, trata com as empresas o modo, maneiras e elementos decombate e prevenção a incêndios de modo a garantir a segurança do trabalhador daquele serviço.
Para que se perceba e conheça como cada Estado trata de maneira específica e aprofunda mais o que deveser feito para prevenção e combate podemos observar o COSIPE (Código de Segurança Incêndio e Pânico dePernambuco).
Quanto aos extintores a NR 23, fala que a norma do MTE de proteção a incêndiosexige que os aparelhos extintores, utilizados pelas empresas obedeçam às normas brasileiras e sejam inspecionados, com a aposição do selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
Trata sobre extintores falando que todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, afim decombater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir.
Classifica os exintores que devem ser usados mediante o tipo de fogo : "Espuma" para classeA e B; "Dióxido de Carbono" para classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início;"Químico Seco" para classes B e C; "Químico Seco Especial", para classe D; "ÁguaPressurizada", ou "Água-Gás", para classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.
Asseguraque cada aparelho extintor deverá ter 01 (uma) ficha de controle de inspeção. Nocorpo do extintor deverá ter uma etiqueta de identificação, devidamente protegida para se evitar danos nos dados contidos, onde conste: a data em que foi carregado;a data para recarga e o úmerode identificação.
Quanto a localização, trata que os extintores deverão ser colocados em locais de fácil visualização; fácil acesso; e de probabilidade mínima de bloqueio ao acesso pelo fogo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR 23
  • Nr
  • Nr 23
  • NR 23
  • Nr 23
  • Nr 23
  • NR 23
  • nr 23

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!