NR 13

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Simões Filho
Aluna: Débora Elisabeth Sales Vieira
FICHAMENTO – SEMANA DE SAÚDE – NR 13
13.4 - SEGURANÇA NA MANUTENÇÃO DECALDEIRAS
Todos os reparos ou alterações em caldeiras devem respeitar ao respectivo código de projeto de construção e às prescrições do fabricante no que se refere a:
a) Materiais.
b) Procedimentos deexecução.
c) Procedimentos de controle de qualidade.
d) Qualificação e certificação de pessoal.
NOTA: Estes reparos são feitos em regiões periféricas como chaminés, ventiladores, etc. No caso detubulações estes reparos se referem até o próximo flange ou até a próxima solda. O “reparo” a ser considerado é aquele que visa corrigir imperfeições nos acessórios das caldeiras. Deve saber que“alteração” é aquela que sugere alterações nas estruturas do projeto original da caldeira.
Quando o documento da caldeira for extraviado e não haver códigos pertinentes o PH deverá propor testes e ensaios eusar os mais rigorosos critérios de aceitação compatíveis com o código de projeto adotado.
Para caldeiras de categoria “A” e “B”, em casos especiais, a critério do PH, poderão ser utilizadosprocedimentos de cálculo e tecnologia não previstos pelo código de projeto.
Projetos de Alteração ou Reparo devem ser concebidos previamente nas seguintes situações:
a) Sempre que as condições de projetoforem modificadas.
b) Sempre que forem realizados reparos que possam comprometer a segurança.
NOTA: Antes da execução de qualquer reparo é preciso fazer primariamente o respectivo Projeto deAlteração ou Reparo que passará a fazer parte da documentação da caldeira.
São exemplos de Projetos de Alteração ou Reparo: alteração de materiais, disposição de tubos, configuração de maçaricos, inclusão deconexões, reparos com solda em tubulões, etc. DÚVIDA.
O Projeto de Alteração ou Reparo pode ser concebido por firma especializada, desde que a mesma esteja registrada no CREA e disponha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR-13
  • NR 13
  • Nr 13
  • NR-13
  • Nr 13
  • Nr 13
  • Nr-13
  • NR 13

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!