NR 11

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
2. CONCEITO DA NR 11

A Norma Regulamentadora 11, cujo título é Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, estabelecem os requisitos de segurança a serem observados nos locaisde trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica, quando manual, de modo a evitar acidentes no local de trabalho.
Essa NRfoi redigida devido ao grande número de acidentes, causados pelos equipamentos de içamento e transporte de materiais, ocorridos com a crescente mecanização das atividades que motivaram um aumento daquantidade de materiais movimentados no ambiente de trabalho. A NR 11 tem sua existência jurídica assegurada no nível de legislação ordinária, nos artigos 182 e 183 da Consolidação das Leis doTrabalho (CLT).

3. ITENS DA NR 11

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
11.1.1. Os poços de elevadores emonta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos. (111.001-2 / I2)
11.1.2. Quando a cabina do elevador não estiver ao nível dopavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes. (111.002-0 / I2)
11.1.3 – Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensoreselevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçamas necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.
11.1.3.1 – Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas, garfos eganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.
11.1.5 – Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria.
O operador deverá receber...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR 11
  • NR 11
  • Nr 11
  • Nr 11
  • NR 11
  • Nr 11
  • NR 11
  • NR- 11

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!