NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

4427 palavras 18 páginas
NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO,
ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

Santo André - SP
2012
1. INTRODUÇÃO

2

Desde o começo dos tempos, todos os processos, em qualquer tipo de atividade, passaram por diversas mudanças sempre com o intuito de aperfeiçoar os mesmos. Esse fato ocorre continuamente e, desta forma, aumenta-se o fluxo e o volume de trabalho. Acompanhando essa tendência, crescem também os acidentes associados a pratica do trabalho.
Esses acidentes, de forma compulsória, acarretam prejuízos para todos os envolvidos, seja de forma direta ou indireta.
O empregado acidentado obtém prejuízos que podem ser temporários ou permanentes. Os temporários são os problemas de saúde relacionados ao acidente, perda de rendimentos financeiros por produtividade no trabalho. Já os permanentes, ocorrem devido às sequelas deixadas após o acidente. Além do risco de morte, existem os casos de invalidez por perda de membros, capacidade motora, entre outros, e isso se torna um problema para o resto da vida, com diminuição da renda do acidentado.
Para o empregador, existem os custos ligados a possíveis autuações (por infringir a legislação), perdas financeiras devido a queda em produtividade e em casos de invalidez do empregado existirão a necessidade de treinamento para um novo funcionário, bem como um possível gasto com a adequação de novos equipamentos e da estrutura de segurança.
Finalmente, o Estado que, durante todo o período de inatividade do empregado, deverá custear seus rendimentos mensais (previdência), além dos gastos hospitalares (Sistema Único de Saúde) e de medicamentos subsidiados.
Atualmente, segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil gasta cerca de R$ 70 Bilhões por ano com acidentes. Esse valor correspondeu, em 2011, a aproximadamente 700 mil acidentes registrados, sem contar os casos que não são relatados. Entre os inúmeros casos de acidente ocorridos nos locais de trabalho, muitos são originários da utilização

Relacionados

  • Relatorio de Gestão
    427661 palavras | 1711 páginas