nr 10

Páginas: 13 (3031 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
Nr-10
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE NR 10 MÓDULO I SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRECIDADE
Curso NR 10
Aspectos de segurança em instalações elétricas
Muitas vezes, os perigos da energia elétrica são subestimados porque eles não são visíveis nem apalpáveis .
Para prevenir riscos de acidentes com eletricidade, algumas providênias devem ser tomadas:
Nãodeixar fios, partes metálicas e objetos energizados expostos ao contato acidental;
Proteger os equipamentos elétricos de alta tensão por meio de guardas fixas como telas;
Proteger as instalações elétricas, usando fusíveis e disjuntores devidamente dimensionados;
Verificar se a tensão da linha de fornecimento de energia corresponde à necessidade especifica do equipamento que deverá serligado à rede elétrica a fim de evitar sobrecarga .
RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRECIDADE
Choque elétrico Arcos elétricos e Campo eletromagnético
CHOQUE ELÉTRICO
A passagem de corrente elétrica pelo corpo humano produz um efeito o qual chamamos de choque elétrico . Se a passagem da corrente através do corpo for de ordem muito pequena, o choque não produz dano, mas se a correnteatingir um certo valor poderá causar danos irreparáveis ou mesmo a morte.
ARCOS ELÉTRICOS DEFINIÇÃO:
Quando dois materiais possuem grande diferença de cargas elétricas, ou seja, diferença de potencial entre os mesmos, havendo um pequeno distanciamento entre os materiais, pode-se assim existir a ruptura dielétrica entre os materiais, ocasionando assim a formação do arco elétrico. Arco elétrico éa descarga elétrica que se estabelece, em condições apropriadas, num gás ou vapor, e na qual a densidade de corrente é elevada e a tensão elétrica relativamente baixa. Nesta descarga, a densidade de corrente diminui, entre certos limites, quando a tensão cresce, também entre certos limites




CAMPO ELETROMAGNÉTICO
O ambiente eletromagnético em sistemas de energia consiste basicamente dedois componentes, um campo elétrico e um manético. Em geral, para campos variantes no tempo, esses dois campos são acoplados. Entretanto, para a frequência de operação de linhas de transmissão e distribuição e equipamentos eletrodomésticos ( 60 Hz ) os campos elétricos e magnéticos podem ser considerados independentes e desacoplados.
MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO
Proteção ContraContatos Diretos
São as medidas de controle de risco elétrico visando o impedimento de contatos acidentais com as partes energizadas de circuitos elétricos. Podemos caracterizar como proteção contra contatos diretos :
Desenergização ; Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada ;
Instalação da sinalização de impedimento de energização; Barreiras e invólucros; Proteção porisolação; Proteção por meio de obstáculos; Distâncias de Segurança ou Distâncias para Trabalho Proteção parcial por colocação fora de alcance;
Proteção Contra Contatos Indiretos.
9. DESENERGIZAÇÃO É o conjunto de procedimentos visando a segurança pessoal envolvidos ou não em sistemas elétricos. Sendo realizada por no mínimo duas pessoas. O procedimento de desenergização está discriminado abaixo :Desligamento; Seccionamento; Impedimento de reenergização ; Constatação de ausência da tensão ; Aterramento temporário ;
PROTEÇÃO DOS ELEMENTOS ENERGIZADOS EXISTENTES NA ZONA CONTROLADA
Zona controlada é definida como o entorno da parte condutora energizada não segregada, acessível de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionaisautorizados.
Zona de risco é definida como o entorno da parte condutora energizada não segregada, acessível inclusive acidentalmente de dimensões estabelecidas de acordo com o nével de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.
INSTALAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE IMPEDIMETO DE ENERGIZAÇÃO
Este tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr 10
  • Nr 10
  • Nr 10
  • NR-10
  • NR-10
  • nr 10
  • NR-10
  • NR 10

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!