Nr 10 segurança em instalações e serviços em eletrecidade

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Alunos: Reginaldo Abadie Freitas Junior
Douglas Batista Gomes
Luiz Augusto de Assis
Marcos José Elias Monteiro
Nyzam Wilker do Carmo
Luan Ricardo Corral

Anápolis
2012

Índice
Introdução 3
Medidas deControle 4
Medidas de Proteção Coletiva 4
Medidas de Proteção Individual 4
Segurança em Projetos4
Segurança na construção, montagem, operação e Manutenção 5
Trabalhos envolvendo alta tensão 5
Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores 6
Proteção Contra Incêndio e Explosão 6
Sinalização deSegurança 7
Situação de Emergência 7
Conclusão 8

Introdução
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condiçõesmínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalaçõeselétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais.

Medidas de Controle
Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
O Prontuário deInstalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

Medidas de Proteção Coletiva
Em todosos serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na suaimpossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras,
Medidas de Proteção Individual
As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influênciaseletromagnéticas.É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.
Segurança em Projetos
É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
O projeto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr-10 segurança em instalações e serviços em eletricidade
  • Nr-10 segurança em instalações elétricas
  • Nr 10
  • Segurança nr-10
  • Segurança do trabalho
  • NR 10 segurança do tabalho
  • NR 10
  • NR-10 Segurança do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!