Nr-10 segurança em instalações e serviços em eletricidade

Páginas: 7 (1634 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

HUGO STEPHEN ARTUR BASSETO
DELCIVAN SILVA
ADRIANO ROSA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
6º SEMESTRE

NR-10
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

SINOP-MT
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Objetivo e Campo de Aplicação
Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviçoscom eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.
Medidas de Controle
São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e deoutros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho.
As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário deInstalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dostrabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas, relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações e cronogramas de adequações.
O prontuário de Instalações Elétricas deve ser mantido atualizado, e permanecer à disposição dos trabalhadores.
Medidasde Proteção Coletiva
As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica, na impossibilidade de implementação do estabelecido, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Medidas deProteção Individual
Nos trabalhos individuais em instalações elétricas, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
Segurança em Projetos
É obrigatoriamente que os projetos deinstalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimentos de reenergização,
O projeto de instalações elétricas deve considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes.
O projeto deve definir a configuração do esquema de aterramento, e deve prever condições para a adoção de aterramento temporário.
Oprojeto de instalações elétricas deve ser mantido atualizado, e ficar a disposição de trabalhadores, autoridades e pessoas autorizadas pela empresa.
Os projetos devem assegurar que as instalações proporcionem aos trabalhadores iluminação adequada e uma posição de trabalho segura.
Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção
As instalações elétricas devem ser construídas, montadas,operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, e serem supervisionadas por profissional autorizado, devendo ser adotadas medidas preventivas de controle dos riscos adicionais, a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr 10 segurança em instalações e serviços em eletrecidade
  • Nr-10 segurança em instalações elétricas
  • Nr10- segurança em instalações e serviços em eletricidade
  • Análise da segurança do trabalho em serviços com eletricidade sob a ótica da nova nr–10
  • Nr 10
  • Eletricidade nr-10
  • A importância da norma regulamentadora nr-10 para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores na execução...
  • Aplicação da norma regulamentadora nr-10 em uma empresa prestadora de serviços em eletricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!