NR 02032015

92954 palavras 372 páginas
Sumário
Normas regulamentadoras 1
O que são as normas regulamentadoras? 1
Que entidades as utilizam? 1
NR10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 1
NR11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 18
NR12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 21
NR13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO 65
ANEXOS (voltar) 120
ANEXO I-A 120
NR22 - SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO 221
NR23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 281
NR26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA 291

NORMAS REGULAMENTADORAS

O que são as normas regulamentadoras?

As NR – Normas Regulamentadoras são normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas e devem ser observadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa.

Que entidades as utilizam?

As NR’s (Normas Regulamentadoras), relativas à segurança e saúde ocupacional, são de observância obrigatória para toda a empresa ou instituição que admitem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso também inclui empresas privadas e públicas que tem funcionários regidos pela CLT, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como, também os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que tem funcionários regidos pela CLT.

NR10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
10.1- OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO (voltar)

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou

Relacionados