NPET/SAT

541 palavras 3 páginas
ATIVIDADE I- REDIJA UM TEXTO ENTRE 30 E 45 LINHAS COLOCANDO TEU PONTO DE VISTA A CERCA DA REPORTAGEM A REVISTA CIPA – “BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS MONITORADOS”.

Aluno – José Francisco Sobreira De Sordi
13/09/2014- Turma Engenharia de Segurança do Trabalho- Agosto 2014.

Em entrevista concedida à revista CIPA o Coordenador-geral de Monitoramento dos Benefícios por Incapacidade do Ministério da Previdência Social, o Dr. Professor Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira coloca uma luz sobre os desafios e melhorias sociais que a sedimentação da Terceira Geração de Proteção Social da Saúde do Trabalhador trará não só aos trabalhadores e empresas, mas também a toda a sociedade brasileira.
O pilar dessa nova fase é o monitoramento e análise dos dados gerados através NTEP-FAP instituído a partir da portaria 1.125/05 do Ministério da Saúde e que ganhou força com o Decreto Presidencial nº 6.417/08, onde reafirmou-se a mudança da interpretação da saúde do trabalhador como questão de saúde pública, ou seja uma visão mais coletiva e não somente restrita a visão do direito privado trabalhista. Outra mudança foi a determinação de foco na melhoria dos ambientes de trabalho e busca da definição do processo produtivo-adoecedor e com isso desenvolver políticas de proteção à saúde do trabalhador mais efetivas e menos reativas.
Este novo olhar gera ações sistêmicas de proteção ao trabalhador, uma vez que através levantamento de dados confiáveis e estudo da série histórica do NEPT- Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário inicia o combater a filosofia do falso negativo na questão do acidente de trabalho. A principal constatação é que 90,7% dos benefícios previdenciários pagos aos trabalhadores são registrados como decorrentes de acidentes “ocasionados pelo acaso, da vontade divina ou destino”. A falta de uma determinação exata das reais causas dos fatos ocasiona uma falsa sensação de ambientes laborais seguros e saudáveis dificultado assim a orientação e combate as

Relacionados

  • Fisica Matematica Metodos Matematicos Para Engenharia E Fisica George Arfken Hans Weber
    456141 palavras | 1825 páginas