NP1 05032015 CANTEIRO DE OBRAS SLIDES

2745 palavras 11 páginas
DSc. Fábio R. Andrade
DSc. Rosa Maria Sposto

CANTEIRO DE OBRAS: INSTALAÇÕES
PROVISÓRIAS, CANTEIRO DE OBRAS X
PROCESSO E LAY-OUT

1- Introdução
2- Conceitos importantes
3- Fatores influenciam instalação canteiro
4 - Planejamento lay-out canteiro
5 - Tipos instalações canteiro X importância
6 - Obras preliminares
7 - Especificações de recebimento e estocagem
8- Resíduos de Obra

1-INTRODUÇÃO
Uma indústria automobilística, por exemplo, possui uma linha de produção em série e uma fábrica em local fixo, enquanto que na construção civil a indústria se mobiliza deixando um produto diferente a cada local de passagem.
A NR 18 define o canteiro de obras como sendo a “área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”.

2- CONCEITOS
As mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos têm levado as empresas que atuam na área de construção civil a buscar caminhos para se tornarem competitivas. PREÇO = CUSTO + LUCRO

ECONONIA COMPETITIVA
LUCRO = PREÇO DE MERCADO – CUSTOS

2- CONCEITOS
Qualidade - são numerosas as definições, todas elas geralmente baseadas na idéia que é o binômio cliente/ utilizador que determina a qualidade e não a dupla produtor/fornecedor. Produtividade - eficiência na utilização de recursos físicos e financeiros (FRIGIERI JR, 2002).
ENTRADAS

PROCESSO

SAÍDAS

EFICIÊNCIA
RECURSOS

QUANTIDADE DE SERVIÇO

2- CONCEITOS
Lean Construction - O método não tem nada de revolucionário. Pelo contrário, prega uma filosofia sensata e até óbvia, mas que poucos praticam. "Um projeto enxuto é detalhista, antecipa situações, organiza a rotina da obra, cria um ritmo para o processo e atende tanto ao usuário quanto ao empreendedor", resume Antônio Sérgio Itri Conte.
A meta é economizar tempo, dinheiro e energia - daí a idéia de "enxuto" - e aumentar a qualidade.

2- CONCEITOS
Layout de Canteiro - Nesta etapa do planejamento do canteiro a experiência e a criatividade dos planejadores são fundamentais, pois é aqui que, através de

Relacionados