NOXFISQ2015

398 palavras 2 páginas
Introdução
Para a compreensão da eletroquímica, é necessário saber calcular o número de oxidação das substâncias envolvidas em uma reação química.
Definicao de nox: de maneira geral, definimos NOX como sendo uma carga real ou virtual que um átomo apresenta dentro de uma estrutura química.
Se o composto for iônico e o átomo for o cátion ou o ânion desse composto, a carga será real, pois estará relacionada com transferência defi nitiva de elétrons. Se, por outro lado, o composto for molecular, a carga será parcial, pois estará relacionada com um compartilhamento de elétrons.
Exemplos:
a) NaCl O sódio possui uma carga real igual a + 1 e o cloro igual a – 1, pois na formação do cloreto de sódio há doação de 1 elétron do sódio para o cloro.
Neste composto o sódio possui nox = +1 e o cloro nox = –1.
b) HCl Nesta molécula o cloro é o elemento mais eletronegativo, por isso atrai mais fortemente o par de elétrons da ligação, assumindo uma carga parcial negativa (δ– ). Como consequência, o hidrogênio assume uma carga parcial positiva (δ+).

Deste modo, o hidrogênio possui nox = +1 e o cloro nox = –1.
NOX Médio
Se vários átomos de um mesmo elemento possuírem números de oxidação diferentes num mesmo composto, devemos calcular o nox médio, que é dado pela média aritmética dos nox de todos os átomos daquele elemento presentes na fórmula do composto.
Exemplo: Deseja-se calcular o nox médio do carbono no composto abaixo:

Primeiramente, vamos atribuir as cargas parciais dos átomos em cada ligação, sabendo que, em termos de eletronegatividade: H < C < Cl < N < O. Assim, os átomos mais eletronegativos recebem 1 carga parcial negativa em cada ligação:

Nos quadrados, estão indicadas as somas das cargas parciais de cada átomo de carbono, ou seja, o nox individual de cada átomo. Finalmente, o nox médio é dado pela média aritmética dos valores encontrados:

Veja que nas ligações C — C não se atribui

Relacionados