Novos enfoque para a história do brasil

Páginas: 8 (1791 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
Novos enfoques para a História do Brasil
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os novos enfoques para a História do Brasil, dando ênfase a prática atual do professor e possibilitando a relação com as atividades propostas. Terá como foco quais os conteúdos devem ser ensinadas e de que forma, um novo olhar sobre a história, e pessoas que na atualidade marcam a história, utilizando dacriatividade que existe em todo professor.
O que é significativo ensinar sobre a história do Brasil? Como se deve ensinar a disciplina história?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“A proposta de História, para o ensino fundamental, foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes, como referências aoseducadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento.”

Como diz os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino da história passa pela busca do conhecimento tendo como base a reflexão, não existe conhecimento pronto, faz-se necessário a participação ativa dos estudantes. O ensinar história precisa passar a ter significado para os alunos, pois é a memória da nossahistória que é contada, não há como não ter significado, o que influencia nesse ensino é a maneira que ele é transmitido. O professor precisa motivar seus alunos a construírem conhecimento sobre a história, formando pessoas que sejam críticas, que pensem sobre o passado e reflitam sobre como o passado influencia na nossa sociedade hoje.
O ensino da história no Ensino Fundamental tem como eixo central ahistória local e do cotidiano, formando assim o que são grupos sociais, tomando como exemplo sua própria história e o que está ao seu redor.
A constituição da História como disciplina escolar autônoma ocorreu apenas em 1837, com a criação do Colégio Pedro II, o primeiro colégio secundário do País, que apesar de público era pago e destinado às elites.
Aprender história é aprender nossaidentidade, as lutas de desigualdade social, possibilitando assim um rosto que não tem vergonha das lutas, onde quando se ensina hoje é não apenas transferir conhecimento, e sim construir pensamento diante de tudo que é apresentado, abrindo o olhar de cada estudante para a beleza da história do nosso país, Brasil.
Trabalhar com o ensino da história do Brasil é um trabalho árduo, onde se encontradiversas dificuldades, mas basta utilizar do lúdico para que os alunos se sintam atraídos e sintam prazer em estudar a própria história. Hoje temos um grande aliado que pode ajudar o professor de história que são as tecnologias, onde pode-se trabalhar as memórias de uma história, onde se constroem ludicamente o que está acontecendo, criando no aluno um espírito investigativo, de historiador.
Hoje oprofessor de história do Brasil tem como objetivo construir uma consciência crítica em seu aluno, onde ele não fique alienado diante dos acontecimentos atuais, tirando as marcas do senso comum e criando uma consciência livre. O conhecimento histórico construído em sala de aula pode algumas vezes estar centrado na cronologia, na informação de fatos descontextualizados para a vida dos alunos, semnenhuma vinculação com o momento presente, mas o conhecimento histórico, a perpetuação das memórias nacionais, acontece tanto no interior do ambiente escolar como fora dele e com diferentes linguagens: está presente nas exposições, nos museus, nos arquivos, nos meios de comunicação (cinema, jornais, televisão, Internet). Cada uma destas formas de ensinar a história implica uma metodologia própria erecursos a serem utilizados. Em cada um deles o historiador está formando a consciência histórica e o sentimento de identidade.
A ludicidade neste modo de ensinar história é notória, pois a história não está morta, é dinâmica, faz parte da nossa sociedade, por isso devemos dar o devido valor à história do país. O modo de ensinar história mudou devido às transformações na nossa atualidade, onde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório História do Brasil Rep. Velha ao Est. Novo
  • Novos Topicos Na Historia Da Educacao Infatil No Brasil
  • Acerca de Os novos enfoques da Geografia
  • Novos tópicos da história da educação infantil no brasil
  • As invasões no brasil colonia, e enfoques na religiosidade.
  • HISTÓRIA DOS ENFOQUES QUANTITATIVO, QUALITATIVO E MISTO
  • Historia brasil
  • Historia do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!