Novos Dispositivos de Entrada

Páginas: 21 (5021 palavras) Publicado: 1 de março de 2014
RESUMO
Dispositivo de entrada de dados tem o importante papel de ser a forma de entrada de dados do computador. Apesar de sua arquitetura de funcionamento se manter basicamente a mesma desde os primeiros computadores até os dias atuais podemos facilmente reconhecer sua profunda evolução. Desde os primeiros computadores com cartões perfurados e fitas K7 para armazenamento até as atuais telascapacitivas dos modernos smartphones e tablets ou nos sofisticados sistemas de reconhecimento de voz ou movimento esses dispositivos, direta ou indiretamente, estão no centro da evolução tecnológica. Dispositivos de entrada de dados definem a forma com o qual os usuário interage com a maquina então não seria errado associa-los as principais revoluções que a computação tem passado nos últimos anos. Omouse foi fundamental para viabilizar as Interfaces Gráficas que permitiram a todo um novo universo de usuários sem muito conhecimento prévio interagir com computadores que até então eram restritos a centros de pesquisa ou grandes corporações. Uma segunda revolução é a do inicio das interfaces de toque com os smartphones e tablets inaugurando a nova fase da interação homem maquina: InterfacesNaturais (NUI) que permitem aos usuários uma interação mais próxima ao que temos no mundo real. Ao analisarmos todas essas profundas mudanças em tão pouco tempo parece claro prever que caminhamos para um mundo onde viveremos cercados por centenas, se não milhares, de diferentes dispositivos de entrada de dados. Com o apoio de toda a capacidade de processamento e armazenamento da computação moderna ofuturo dos dispositivos de entrada de dados parece ser o de se tornarem cada vez menos perceptiveis ao olho do usuário e com profundas integrações entre diversos tipos de abordagem, assim colhendo dados de forma mais precisa e muitas vezes sem interação direta do usuário.


Palavras-chave: Novos dispositivos de entrada de dados, futuro dos dispositivos de entrada de dados, GUI, NUI.INTRODUÇÃO

Um dispositivo de entrada é a forma pelo qual um computador pode receber dados, desde um simples teclado até modernas telas capacitivas dos smartphones e tablets, a tendência é que sua presença continue crescendo em um ritmo intenso e muitas vezes de uma forma cada vez mais natural, como por exemplo, o reconhecimento facial, de voz, ou de movimento.

Apesar das incontáveisvariações de dispositivos, essencialmente todos funcionam da mesma maneira, ou seja, conectados ao computador os dados coletados pelo dispositivo são transmitidos em um formato binário. O módulo na placa mãe tem o papel de trocar informações com o dispositivo mas para isso o Sistema Operacional precisará de um driver específico, lá o S.O terá todas as informações e ferramentas necessárias para operar odispositivo de forma adequada.


Importância dos dispositivos de entrada de dados
Não seria errado dizer que os dispositivos de entrada de dados tem um papel fundamental na definição dos caminhos da evolução dos computadores, pois é através deles que os usuários interagem com a máquina.

Os primeiros computadores possuíam formas rudimentares de entrada de dados, como a utilização de cartõesperfurados e fitas K7. Essas grandes máquinas eram operadas por um grupo pequeno de profissionais especializados. Com a evolução e o aumento da capacidade de processamento reduziu-se o tamanho dos dispositivos de entrada. Surgia então o teclado e consequentemente uma nova forma de interação, a Command-line Interface (Interface de Linha de Comando). Nesse momento, ainda falamos de um reduzido grupo deusuários, mas esse cenário viria a mudar novamente e drásticamente com a inserção de um novo dispositivo de entrada de dados, quebrando-se um novo paradigma na forma de se interagir com a máquina.

O mouse e a Graphic User Interface (GUI), conhecida como interface gráfica, continuam essa revolução computacional, o universo de usuários começa a se expandir impulsionando toda a indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novos Dispositivos de Entrada
  • Dispositivos de entrada
  • dispositivos de entrada
  • dispositivos de entrada, saída, entrada e saída
  • Dispositivos de Entrada e Saída ou Periféricos
  • Dispositivos de entrada e saída
  • Dispositivos de entradas e saidas ioc
  • Dispositivos de entrada e saida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!