Novos Combustíeis e Energias Renováveis

4265 palavras 18 páginas
COLÉGIO NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

PROJETO DE PESQUISA: NOVOS COMBUSTÍVEIS E ENERGIAS RENOVÁVEIS

CURITIBA
2013
Sumário

1. Problematização Quais os desafios do marketing empresarial para tornar os novos combustíveis e seus potenciais energéticos uma área de expansão de capital para o cenário mundial, e ao mesmo tempo propiciar um novo mercado de trabalho ambiguamente favorável para seus investidores e funcionários?
2. Objetivo Teremos como objetivo averiguar se os combustíveis e energiais “sustetáveis” propagandizados hoje (etanol, gas natural, biocombustível, hidrelétricas, energia eólica, entre outros) são realmente pouco prejudicias ao meio ambiente como se acredita. Sabemos, por exemplo, que as lavouras canavieiras (materia prima do etanol) são responsáveis por imensas queimas que liberam derivados de carbono e enxofre na atmosfera. Assim, até que ponto o álcool é realmente “verde”? Com esses e outros evidentes problemas procuraremos identificar novas possiblidades (como o hidrogênio), que poderiam talvez suprir as demandas energéticas crescentes e ao mesmo tempo terem um menor impacto ambiental e social.
3. Hipótese O grupo acredita que energias como eólicas (provinda dos ventos), solares (provinda do sol), hidroeletrecidade (provinda da água) são sustentáveis, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes. Ao contrário de energias como a provinda da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, estas produzem muitos resíduos poluentes durante sua queima, agravando o aquecimento global (isto se deve à desestruturação do ciclo do carbono), por isso não são consideradas energias sustentáveis, ou limpas.
4. Metodologia
Para encontrar essas respostas e confirmar ou não as hipóteses o grupo irá fazer uma análise das pesquisas mais recentes relacionadas aos novos combustíveis. Algumas das obras já pesquisadas (que serão

Relacionados