Novo a Documento do Microsoft Word 3 C pia

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015

Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Professor(a): Edinária Marinho
Aluno: Eric Vinicius de Oliveira
Direito 1º Período, Turma: A








Fichamento






Pau dos Ferros/RN

1 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações chamamos conhecimento.” (p. 23)
”O conhecimento,dependendo da forma pela qual se chega a essa representação significativa, pode ser, em linhas gerais, classificado em diversos tipos: mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e científico.” (p. 23)
“As duas formas que estão mais presentes e que mais interferem nas decisões da vida diária do homem são o conhecimento do senso comum e o científico.” (p. 23)

1.1 CONHECIMENTO DO SENSO COMUM“[...] Produzindo interpretações significativas, isto é, conhecimento, é a do senso comum, também chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.” (p. 23)

1.1.1 Solução de problemas imediatos e espontaneidade
Esse conhecimento surge como consequência da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vidaprática e decorrem do contato direito com os fatos e fenômenos que vão acontecendo no dia-a-dia, percebidos principalmente através da percepção sensorial. (p. 24)
“O conhecimento do senso comum, sendo resultado da necessidade de resolver os problemas diários não é, portanto, antecipadamente programado ou planejado.” (p. 24)
“[...] O conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado deforma espontânea e instintiva.” (p. 24)

1.1.2 Caráter utilitarista
Esse conhecimento permanece num nível superficialmente consciencial, sem um aprofundamento crítico e racionalista. Sendo um viver sem conhecer significa que o senso comum, quando busca informações elabora soluções para os seus problemas imediatos, não espe
especifica as razões ou fundamentos teóricos que demonstram ou justificam oseu uso, possível correção ou confiabilidade, por não compreender e não saber explicar as relações que já entre os fenômenos. (p. 24)

1.1.3 Subjetividade e baixo poder de crítica
É um conhecimento que está subordinado a m envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora, permanecendo preso ás propriedades individuais de cada coisa ou fenômeno, quase não estabelecendo, em suasinterpretações, relações significativas que possam existir entre eles. Essas interpretações do senso comum são predeterminadas pelos interesses, crenças, convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito que as elabora, fazendo com que as explicações e informações produzidas tenham um forte vínculo subjetivo que estabelece relações vagas e superficiais com a realidade. Dessa forma não conseguesistematicamente buscar provas e evidências que as testem criticamente. (p. 25)
”O motivo mais sério, portanto, que faz com que o conhecimento do senso comum se torne subjetivo e inseguro, é essa incapacidade de se submeter a uma crítica sistemática e isenta de interpretações sustentadas apenas nas crenças pessoais.” (p. 25)

1.1.4 Linguagem vaga e baixo poder de crítica
“A linguagem utilizada noconhecimento do senso comum contém termos e conceitos vagos, que não delimitam a classe de coisas, ideias ou eventos designados e não designados por eles, ou o que é incluído ou excluído na sua significação.” (p. 26)
“A significação dos termos fica dependente do uso em um dado momento ou contexto, do nível cultural e da intenção significativa de quem os utiliza.” (p. 26)
“A utilização, por cada indivíduo,dessa linguagem vaga com significações imprecisas e arbitrárias e atreladas ao seu uso cultural, resulta em outra grande dificuldade, que reforça o caráter subjetivo do senso comum: a da impossibilidade de diálogo crítico [...]” (p. 27)
“O poder de revisão e de crítica objetiva do senso comum, portanto, é muito fraco, contribuindo para elevar a sua dependência das crenças e convicções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novo Documento Do Microsoft Word 3
  • Novo a Documento do Microsoft Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Office Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Office Word 3
  • Novo A Documento Do Microsoft Office Word 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!