Novo Urbanismo

Páginas: 13 (3091 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI
CTTMAR – Centro de Tecnologia da Terra e do Mar





GUSTAVO BECKER KUHR LANDAL
LUANA BITTENCOURT TRAUTWEIN
Lucas Wasilewski Santana
PATRICIA CORDELA TELES
Vitória Zandavalli Olsen















NOVO URBANISMO





















Itajaí, 2014
GUSTAVO BECKER KUHR LANDAL
LUANA BITTENCOURT TRAUTWEIN
LucasWasilewski Santana
PATRICIA CORDELA TELES
Vitória Zandavalli Olsen















NOVO URBANISMO

Relatório técnico apresentado como quesito parcial para obtenção da M1 da disciplina de Sociologia e Planejamento Urbano, no curso de Engenharia Civil, na Universidade do Vale de Itajaí.
Prof. Dr. Stavros Wrobel Abib.









Itajaí, 2014
RESUMO
As cidades estão sedesenvolvendo cada vez mais nos dias de hoje, porém nem todas têm a infraestrutura adequada para que a população tenha uma boa qualidade de vida, a mesma que vem crescendo ao decorrer dos anos. As cidades deveriam ter um transporte público acessível a toda população e com um bom desempenho, os espaços verdes deveriam ser maiores, assim como a integração entre os moradores. O alto fluxo de veículos, acidade construída para automóveis e vários outros fatores precisam ser mudados. Para isso, o novo urbanismo surgiu com ideias revolucionárias mostrando soluções para os tais problemas e propondo um novo tipo de cidade visando também a sustentabilidade (SNCS, 2013). O mesmo surgiu nos Estados Unidos com resposta ao incontido crescimento dos subúrbios norte-americanos. O modelo ideal de cidade do novourbanismo seria uma cidade construída para as pessoas, aonde elas não dependeriam de seus automóveis privados para locomoção, teriam acesso aos lugares públicos a pé ou com transporte público de boa qualidade (IRAZABAL, 2001). Além disso, é necessário evitar a ocupação dispersa, criar comunidades compactas e retomar os tipos do urbanismo tradicional relativos ao arranjo das quadras e daarquitetura (MACEDO, 2007).


















Sumário




















1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar as ideias de um modelo chamado de Novo Urbanismo, um movimento informal de arquitetos, projetistas e planejadores que tem florescido desde os anos 1990, surgiu nos Estados Unidos da América no congresso para o NovoUrbanismo, e teve como fundamento para suas propostas a Carta do Novo Urbanismo, este movimento aconteceu com objetivo de resgatar a qualidade de vida e melhorar o relacionamento homem-vida externa.
A princípio as cidades são responsáveis por dois terços das emissões globais de gases de efeito estufa. Elas consomem enormes quantidades de energia e água, esgotam o solo, derrubam florestas e atuamcomo ímã, atraindo indústrias e automóveis que poluem. Porém em contrapartida a isso, sabe-se que a concentração de grande número de pessoas em um espaço compacto significa que se pode fornecer eletricidade, água, alimento e transporte de modo mais eficaz e com menos desperdício. Necessidades como trabalho, moradia, escola e serviços localizam-se mais próximos.
Temos nos dias atuais cidades cujo osplanos diretores servem de modelo para outras, por exemplos no Brasil, Curitiba, possui um dos melhores serviços de transporte público, o que facilita o deslocamento intraurbano, exemplo parecido salvo as dimensões, é Nova Iorque com cerca de 370km de malha para circulação dos trems, essas cidades se aproximam do conceito fundamental de Novo Urbanismo. Promovem o uso de meios de transportecoletivo com qualidade, diminuindo as emissões de gases e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.
Também estão inclusos nos planos diretores das cidades que seguem o modelo do Novo Urbanismo assuntos como preservação histórica, ruas seguras, edifícios verdes, reciclagem e revitalização de edifícios e sítios.










2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO

Logo após a Segunda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • novo urbanismo
  • Novo urbanismo
  • Novos Principios do Urbanismo
  • Velhos e novos princípios de urbanismo.
  • Sobre o Novo Urbanismo
  • Novos princípios do urbanismo e novos compromissos urbanos
  • Resumo Os novos Princípios do Urbanismo
  • O novo urbanismo e o planejamento urbano no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!