NOVO PACOTE PROVAS FISICA ONLINE 2 AV1 Hellip

2547 palavras 11 páginas
FÍSICA II
BANCO DE QUESTÕES PARA AV1

1 - A segunda Lei da Termodinâmica tem aplicação na natureza, é importante na obtenção de energia pelos seres vivos. A energia solar é absorvida pelos vegetais fotossintetizantes e realiza uma série de transformações, em cada um dos processos, a energia útil torna-se menor, dessa forma, os seres vivos não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. O entendimento básico das leis da Física, leva-nos a buscar soluções para os problemas ambientais que o planeta tem vivenciado, como o efeito estufa, os furacões, terremotos, etc. A Segunda lei da Termodinâmica pode ser enunciada da seguinte forma:

É impossível ter um sistema que converta completamente e continuamente a energia térmica em outra forma de energia.
2 - Um mergulhador, encantado com a beleza aquática da região de Fernando de Noronha, foi mergulhando e aprofundando-se cada vez mais, é correto afirmar que a medida que seu movimento descendente vertical para baixo foi aumentando, ou seja, cada vez que sua distância com relação a superfície era maior, a pressão foi:

Maior porque para cada 10m acrescentados à profundidade do mergulhador na água, há um aumento de 1 atm na pressão.

3 - Até o final do século XVIII, ainda sob as asas da Revolução Industrial, muitos acreditavam que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Atualmente, considera-se calor como uma forma de:

Energia em trânsito

4 - Um líquido incompressível de viscosidade desprezível escoa em um cano horizontal de seção reta constante. De acordo com a equação de Bernoulli e a equação de continuidade, a queda de pressão ao longo do cano:

É zero.

5 - UFMG-96) Caminhando descalço dentro de casa, ao passar da sala, que tem o chão coberto por tábuas de madeira, para a cozinha cujo piso é de granito, tem-se a sensação de que o piso da cozinha está mais frio que o da sala. Essa sensação é devido ao fato de: A condutividade térmica do piso de granito ser maior que a

Relacionados