Novo Código Florestal

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
1 CÓDIGO FLORESTAL

Antes de tudo precisei entender o que dizia o código florestal, pois não conhecia.
O Código Florestal Brasileiro surgiu em 1934, durante o governo de Getúlio Vargas. Foiuma tentativa de ordenar o uso dos recursos naturais. Entre outras medidas, obrigava os proprietários a preservar 25% da área de suas terras com a cobertura de mata original. O Código é responsável pormanter uma parcela da vegetação nativa no interior das propriedades rurais, as chamadas áreas de preservação permanente e de reserva legal.
Entendi que esse código que estipula regras para apreservação ambiental em propriedades rurais, ele define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras palavras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadasáreas de preservação permanente (APPs), as quais foram sitadas em sala de aula, que são locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetaçãooriginal protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
A presidente Dilma Rousseff vetou 12 pontos do texto do Código Florestal eintroduziu 32 mudanças que devem ser inseridas em medida provisória.
A principal discussão é entre ambientalistas e ruralistas, que são grupos de lados opostos. Os ambientalistas creem que as mudançasno Código vão favorecer os desmatamentos, para eles as terras já exploradas são suficientes para dobrar a produção, bastando para isso aumentar a eficiência das lavouras e dos pastos por meio detecnologia sustentável. Já os ruralistas alegam que a legislação vigente é muito rigorosa e prejudica a produção.
Na minha visão os ambientalistas estão com a razão, eles estão pensando na preservaçãoenquanto os ruralistas visam à produção.
Concordo com o código a respeito da exploração florestal, em que diz que proprietários que fazem extração de madeira ou outro produto deverão cumprir um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do novo codigo florestal
  • Novo código florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo código florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo código florestal
  • Novo código florestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!