Novo código florestal

Páginas: 12 (2785 palavras) Publicado: 3 de junho de 2012
1) O que é reumatismo?
O reumatismo não é uma doença, mas sim um termo genérico que se refere às doenças que acometem as articulações ("juntas"), i.e., às doenças reumáticas.
2) Quantos tipos de doenças reumáticas existem?
Existem cerca 120 formas de doenças reumáticas ("reumatismos"). As doenças reumáticas podem ser agrupadas em doenças degenerativas, inflamatórias, auto-imunes, infecciosas,metabólicas e pós-traumáticas. É importante que o paciente saiba o nome de sua doença (tendinite, artrite reumatóide, lúpus, osteoartrose, etc).
3) O que é doença reumática degenerativa?
Doença reumática causada pela degeneração (desgaste) das estruturas da articulação. Por exemplo, a osteoartrite (artrose) é decorrente da degeneração da cartilagem articular, que é um dos componentes daarticulação.
4) O que é doença reumática infecciosa?
Doença reumática causada pela invasão de microorganismos (bactérias) no interior da articulação. É considerada uma emergência na prática médica do reumatologista. São exemplos de artrite infecciosa, a artrite bacteriana e artrite por tuberculose..
5) O que é doença reumática metabólica?
Doença reumática causada por um distúrbio metabólico. Oprincipal exemplo é a gota, doença em que há formação de depósitos de ácido úrico nas articulações e tendões, em razão de uma alteração do metabolismo dessa substância.
6) O que é doença reumática pós-traumática?
Doença reumática que se caracteriza por uma inflamação das estruturas periarticulares (vizinhas da articulação) como é o caso dos tendões, ligamentos e cápsula. Essa inflamação é causada, emgeral, por um esforço muscular excessivo ou movimentos de repetição no trabalho. Um exemplo característico é a tendinite, que pode ocorrer em decorrência da prática esportiva ou do trabalho de digitação de computador.
7) O que é doença auto-imune?
O sistema imune foi criado pela natureza para nos proteger de infecções sendo formado por uma rede de órgão, tecidos e células especializadas em nossadefesa. Estas células chamadas linfócitos produzem uma proteína chamada anticorpo, um verdadeiro "míssil" que persegue e atinge o agente invasor ligando-se a ele e defendendo a integridade do nosso organismo. Normalmente os anticorpos são produzidos para dar proteção ao nosso corpo, porém nem sempre isto acontece. Algumas vezes ocorre um desequilíbrio, uma perda da regulação dos linfócitos, e osistema imune ataca o próprio organismo promovendo uma inflamação que pode danificar vários órgãos. As doenças nas quais o sistema imune promove lesões no próprio organismo chamam-se doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, o lúpus, a esclerodermia, etc.
8) Somente os idosos têm "reumatismo"?
Não. As doenças reumáticas podem surgir em qualquer idade.
9) Somente as doenças reumáticas dão"dores nas juntas"?
Não. Várias doenças podem causar dores articulares, por exemplo, a gripe, a dengue, o hipotiroidismo...
10) É fácil diagnosticar as doenças reumáticas?
Depende da doença, muitas podem demorar anos até se conseguir um diagnóstico específico. O importante é saber que mesmo essas condições podem ser tratadas.
11) Criança tem reumatismo?yghvvvvvvvc y8888 ‘
Sim, criança podeter reumatismo. Reumatismo é um termo genérico que se dá às doenças que provocam inflamação.
12) Quais os reumatismos que as crianças podem apresentar?
Em nosso meio, o reumatismo mais comum é a febre reumática, mas outros como as artrites crônicas, mis raramente o lupus, a dermatomiosite e a esclerodermia podem ocorrer.
13) Quando devo levar meu filho ao médico para saber se ele tem reumatismo?Sempre que uma criança se queixa com freqüência de dores em membros ou tem algum sintoma que a impeça de brincar como as outras crianças ou seja notado que a criança está mancando, ela deve ser levada ao médico. O pediatra saberá se ela merece a avaliação de um especialista como o reumatologista pediátrico.
14) O que é febre reumática?
É o nome dado ao reumatismo que ocorre como complicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do novo codigo florestal
  • Novo código florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo código florestal
  • Novo Código Florestal
  • Novo código florestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!