Novo acordo ortográfico

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
FACULDADE EXPOENTE
FLÁVIO GARCIA DA SILVA
1º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL I
PROFª. ROSILDA

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

CURITIBA
JUNHO
2012
INTRODUÇÃO
Em 1990, representantes de todos os países que têm o português como língua oficial reuniu-se em Lisboa e assinaram um tratado internacional para unificar a escrita do idioma: o Acordo Ortográfico de 1990. Apesar deinicialmente se ter dado 1994 como a data para a sua efetivação, sucessivos atrasos foram adiando até aos dias de hoje a verdadeira implementação das novas normas.
Esse acordo é apenas ortográfico, portanto, limitando-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial,mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.
Devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro.

Regras do novo acordo ortográfico:
- HÍFEN
Uso do hífen com compostos:
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém,porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
#Exceções: Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.
2. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Exemplos: reco-reco, blá-blá-blá, zum-zum, tico-tico, tique-taque, cri-cri, glu-glu,rom-rom, pingue-pongue, zigue-zague, esconde-esconde, pega-pega, corre-corre.
3. Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra.
#Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, aodeus-dará, à queima-roupa.
4. Usa-se o hífen nos compostos entre cujos elementos há o emprego do apóstrofo. Exemplos: gota-d'água, pé-d'água.
5. Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação. Exemplos:
Belo Horizonte - belo-horizontino
Porto Alegre - porto-alegrense
Mato Grosso do Sul - mato-grossense-do-sul
Rio Grandedo Norte - rio-grandense-do-norte
África do Sul - sul-africano
Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional. Exemplos: maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta.
6. Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies animais e botânicas (nomes de plantas, flores, frutos, raízes,sementes), tenham ou não elementos de ligação. Exemplos: bem-te-vi, peixe-espada, peixe-do-paraíso, mico-leão-dourado, andorinha-da-serra, lebre-da-patagônia, erva-doce, ervilha-de-cheiro, pimenta-do-reino, peroba-do-campo, cravo-da-índia.
Obs.: não se usa o hífen, quando os compostos que designam espécies botânicas e zoológicas são empregados fora de seu sentido original. Observe a diferença desentido entre os pares:
a) bico-de-papagaio (espécie de planta ornamental) - bico de papagaio (deformação nas vértebras).
b) olho-de-boi (espécie de peixe) - olho de boi (espécie de selo postal).Uso do hífen com prefixos
As observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos (anti, super, ultra, sub etc.) ou por elementos que podem funcionar como prefixos (aero, agro,auto, eletro, geo, hidro, macro, micro, mini, multi, neo etc.).
Casos gerais:
1. Usa-se o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos:
anti-higiênico
macro-história
mini-hotel
sobre-humano
super-homem
2. Usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra. Exemplos:
micro-ondas
inter-regional
3. Não se usa o hífen se o prefixo terminar com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novo acordo ortográfico
  • Novo acordo ortográfico
  • Novo acordo ortográfico
  • Novo acordo ortográfico
  • O novo acordo ortográfico
  • Novo Acordo Ortográfico
  • Novo Acordo Ortográfico
  • Novo acordo ortografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!