NOVAS PRÁTICAS PARA MELHORAR AS AULAS DE GEOGRAFIA: estudo de caso da E. E. Prof. Rafael Rueda – Pedra 90/Cuiabá - MT

3316 palavras 14 páginas
NOVAS PRÁTICAS PARA MELHORAR AS AULAS DE GEOGRAFIA: estudo de caso da E. E. Prof. Rafael Rueda – Pedra 90/Cuiabá - MT

Eliane Aguiar de Abreu Matos agui_eli@yahoo.com.br Escola Estadual Professor Rafael Rueda – Seduc/MT – Cuiabá/MT
Tânia Maria da Silva
Vânia Lúcia Souza Oliveira

RESUMO
O objeto de estudo e analise é a Escola Eestadual Professor Rafael situada na bairro Pedra 90, inicialmente obteve a nomenclatura de CAIC, a estrutura fisica conta com 15 salas de aula e uma média de Um mil e quinhentos alunos sua clientela é de alunos da 2º ciclo e da 3ª fase do 3º ciclo do ensino fundamental e ensino médio, mas o publico alvo desta pesquisa foram vinte e cinco alunos do 3ª ciclo com aproximadamente 25 alunos onde suas idades entre de 13 a 15 anos. A escola possui uma biblioteca, mapas variados, retroprojetor, sendo que sempre foram disponibilizados quando solicitados.
Durante a pesquisa percebeu-se que os alunos não davam muita importância para o que estava copiando, sendo que eram textos enormes retirados diretamente do livro didático.
A busca constante por aprimoramento das aulas se tornam importantes, pois muitas vezes monótono e repetitivo com teorias prontas e acabadas, esse espaço pode dar lugar ao diálogo e à construção do conhecimento em conjunto entre professor e aluno dinamizando e buscando meios novos de compreender os assuntos serem desenvolvidos. Neste artigo foi feita uma retrospectiva das aulas ministradas procurando entender o processo de como tornar o conteúdo mais atrativo para o aluno.
Ao final, valeu a pena porque textos mais críticos e com opiniões próprias começaram a se desenvolver. A expectativa de conseguir desenvolver no aluno, a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade, tendo em vista a sua transformação.
Palavras chave: Conhecimento – Críticos – Conteúdo - Geografia.
ABSTRACT

The object of study and analysis is the School

Relacionados