Novas midias no ensino da matemática

Páginas: 14 (3351 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD – Núcleo de Ensino a Distância

RONIVALDO DE JESUS
(MAD 0023)

PROJETO DE PESQUISA

FEIRA DE SANTANA,
2011

RONIVALDO DE JESUS
Matricula- 203929

PROJETO DE PESQUISA
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
O USO DA CALCULADORA E DO COMPUTADOR NA SALA DE AULA

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Leonardo da Vinci,como requisito de avaliação do curso de Licenciatura em Matemática.
Professor: Thiago Pires Santana

FEIRA DE SANTANA,
2011
SUMÁRIO

TEMA 4
JUSTIFICATIVA 4
PROBLEMA 5
OBJETIVOS 5
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
METODOLOGIA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 7
CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS 15

TEMA

Estudo teórico sobre novas tecnologias na educação matemática: o uso dacalculadora e do computador na sala de aula.

JUSTIFICATIVA

As tecnologias, a cada dia, estão mais presentes no nosso cotidiano, provocando impactos de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. Com o advento de tais recursos surgiram novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem principalmente no ensino da matemática, diante disso, surge a necessidade deromper com velhos padrões educacionais, muitas vezes centrados em currículos fragmentados, de memorização e transmissão de informações.
Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho que é realizado na disciplina, entretanto saber usar a calculadora e conhecer através do computador os princípios básicos de planilhas eletrônicas do tipo Excel são muito importantes, assim muitas são asperguntas a serem discutidas.
No entanto, ao mesmo tempo é imprescindível expor aos educadores que a Matemática, enquanto Ciência, procede evidenciando transformações com a evolução tecnológica e social fazendo com que a modernização dos saberes, dos instrumentos e dos processos do seu ensino sejam necessários.
É admissível usar a calculadora na sala de aula e, ao mesmo tempo em que
se utilizaregras de Matemática, propor atividades que possam, também, tornar o ensino dessa matéria um dispositivo importante na construção da cidadania, com agenciamento de aplicação da ciência matemática em situações cotidianas.
O professor de Matemática é um catalisador ativo da aprendizagem, que dá valor os processos de raciocínio e oferece aos seus alunos chances de ampliação de capacidades de emprego deaparelhos de tecnologia, enfatizando o tripé (o quê - onde - como) para destacar a necessidade de se descobrir o que é necessário, onde ele se encontra e quais as formas de acesso para poder utilizá-lo na resolução de problemas do cotidiano.
O extenso desafio dos mestres de matemática é fazer dessa uma disciplina agradável, aproveitada no dia-a-dia, e por meio dela incitar a razão natural,modificar a visão de que saber matemática é privilegio de alguns, mas isso somente será admissível se a finalidade maior da matemática não for fazer “contas”. Dessa maneira à calculadora é uma forte aliada. Afinal manusear corretamente uma calculadora cabe a quem sabe Matemática.
Assim, a tecnologia pode facilitar o ensino e a aprendizagem da matemática, apesar de alguns educadores não se sentiremcapacitados para aproveitar cada recurso tecnológico disponível e por conta disso tem feito uso do mesmo em qualquer atividade sem planejamento, contudo o professor que aprender a importância de analisar os conteúdos da disciplina quer seja aritmética, álgebra ou geometria que podem ser ensinados com o auxílio da tecnologia, além de estarem aprimorando as suas práticas, estará contribuindo tambémem dar oportunidades aos estudantes de desenvolver habilidades tecnológicas básicas no mundo de hoje, como saber usar um editor de texto e uma planilha, bem como prepará-los para o sucesso profissional.


PROBLEMA

É possível incorporar tecnologia como recurso que transforma a maneira de pensar e fazer matemática?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar como a utilização da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
  • Novas Tecnologias no Auxilio do Ensino da Matemática
  • O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  • Artigo-As Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.
  • Novas perspectivas para o ensino da matemática no ensino fundamental
  • O uso das novas tecnologias no ensino da matemática na modalidade a distância
  • O uso das novas ferramentas tecnologias no ensino da matemática
  • O uso de novas tecnologias no ensino de matemática: análise de um aplicativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!