Novas ideias que mudaram o mundo: o surgimento da sociedade burguesa.

Páginas: 20 (4886 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS E SOCIAIS











NOVAS IDEIAS QUE MUDARAM O MUNDO: O SURGIMENTO DA SOCIEDADE BURGUESA.















NATAL/RN
NOVEMBRO/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS EARTES.
CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS E SOCIAIS








NOVAS IDEIAS QUE MUDARAM O MUNDO: O SURGIMENTO DA SOCIEDADE BURGUESA



Atividade Avaliativa da 2ª unidade da disciplina História das Ideias Políticas e Sociais, ministrada pela Profª. Drª. Susana Isabel Marcelino Guerra Domingos.



COMPONENTES:
AdrianaKaroline Souza dos Santos
João Maria de Paiva Alves


.



NATAL/RN
Com a expansão comercial proveniente da exploração das colônias a Europa passou por menos carências, vivendo, entretanto, crises comerciais mais graves. O caráter do mercado interno modificou-se. Em certas regiões da Europa ocidental, o comercio tendia a aumentar a riqueza geral e, provavelmente, as desigualdadesdas rendas. Tendia também a aumentar a importância relativa das pessoas com rendas médias (burguesia) que proporcionava um mercado mais estável do que as muito ricas e as muito pobres.

Na evolução econômica, a Inglaterra precedeu o continente porque o mercado inglês era mais favorável. Nela, os transportes internos eram mais fáceis. As relações externas mais antigas tornaram asociedade inglesa menos estereotipada. As exportações de produtos manufaturados assegurados para as Treze Colônias, cuja economia era complementar à da Grã-Bretanha, agiam como um estimulante tão poderoso que a renda média era maior do que em outros lugares e as desigualdades de fortunas menos pronunciadas. A produção nacional foi na Inglaterra encorajada pelas exportações, depois, por volta do final doséculo, cada vez mais pelo desenvolvimento do mercado interno. Já a França não foi beneficiada por circunstâncias tão favoráveis. Exportava, sobretudo produtos naturais ou reexportava produtos coloniais que não fossem objeto de uma transformação industrial (as colônias francesas não tinham consumidores em potencial de objetos manufaturados).

O Clima intelectual pré-revolucionário:
Arevolução industrial foi feita sem os sábios, que somente começam a se interessar por ela no fim do século. A ciência está exclusivamente voltada para o conhecimento, e as inquietações dos sábios são as da elite esclarecida que se torna preocupados em dominar as forças na natureza. Ao mesmo tempo, há uma preocupação voltada para a reabilitação do instinto e da sensibilidade, relaxa-se o controlesobre a natureza humana a que pretendia chegar a moral clássica.
Progresso do conhecimento cientifico
O entusiasmo pela ciência espalhou-se nas elites. O interesse dos governos pela pesquisa cientifica não se desmente. As matemáticas conheceram uma continua expansão graças aos franceses Lagrange, autor de A Mecânica Analítica (1788), Laplace que põe em dia a geometria descritiva. Osprogressos da química foram surpreendentes graças a Lavoisier, rico burguês instruindo.

As ciências naturais liga-se o nome de Buffon (quando morreu transformou-se em um objeto de verdadeiro culto, ele consagrou a vida aos estudos da natureza e o retratou em 32 volumes 1749-1789) que rebate a ideia de que a natureza era imutável, desenvolvendo assim uma teoria transformista que mais tardeserá aprimorada por Lamarck e Darwin. O mecanismo da digestão foi exposto por Spallanzani em 1780 e o da respiração por Priestley e Lavoisier. Em 1776 Jenner cria a vacina.

As novas descobertas fizeram com que o homem “exorcizasse a natureza”, agora se achavam capazes de relacionar á causas naturais os fenômenos que até então pareciam ser comandados pela vontade divina (essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo
  • Invenções que mudaram o mundo/internet
  • Cinco Anos que mudaram o mundo
  • Novas ideias
  • 50 Empresas que mudaram o mundo
  • 50 Empresas que mudaram o mundo
  • Invenções que mudaram o mundo
  • 50 Empresas que mudaram o mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!