Novas configurações familiares

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
FAEC - FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA














FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE TERAPIA FAMILIAR E AS TÉCNICAS DE ABORDAGEM
















2013


AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E A NECESSIDADE DE NOVAS PRÁTICAS TERAPÊUTICAS

O conceito de família encontra-se embasado em um paradoxo. O grupo família é algo muito velho e, ao mesmo tempo muito novo.É um conceito velho no sentido de que o homem em seus primeiros anos de vida necessitava de cuidados alheios para sua sobrevivência. A família nuclear era voltada para o provimento da família onde os papéis eram definidos e delimitados, havendo assim um padrão de funcionamento e de organização a ser seguido. Qualquer desvio desse padrão sujeitava o individuo a exclusão.
O conceito de família énovo na medida em que a família e suas relações se transformaram e se remodelaram de acordo com as mudanças da sociedade na qual esta inserida. A modernidade produz configurações familiares inéditas que escapam do modelo da família patriarcal. Tornam-se multifacetadas e provisórias. Trata-se de um processo dinâmico em que as configurações são desfeitas e recompostas com a mesma complexidade. Oque ocorre não é a falência da instituição família, mas sim sua constante reinvenção.
Tendo como referência transformações econômicas, politicas, a globalização, avanços tecnológicos e transformações sociais/culturais ocorridas nos últimos anos pode-se afirmar que não há mais um modelo de família considerada padrão. As relações se transformam de acordo com os contextos sociais, surgindo novasmaneiras de se relacionar. Os modelos passados e atuais adaptaram-se ao contexto de cada época. A falta de modelos de referência para a compreensão das mudanças necessárias que ocorrem através do tempo é um dos problemas que torna mais difícil o entendimento do processo evolutivo da família.
Várias são as mudanças que podem ser apontadas como exemplos na alteração das configurações familiares. Comoexemplo pode-se citar o papel da mulher. A mulher que antes era responsável pela criação da casa e pelos afazeres domésticos na atualidade se introduziu no mercado de trabalho o que lhe conferiu importância no provimento financeiro da família. Tal fato provocou o afastamento dos filhos do convívio familiar e o processo de socialização da criança passou a ser terceirizado sendo realizado nasescolas, creches, natação, inglês, informática.
Outro fato observado foi a diminuição no número de filhos que tornou-se possível pelo surgimento dos métodos contraceptivos cada vez mais seguros. Na concepção de família nuclear ter filhos era um das funções da família. Atualmente ter filhos requer tempo e recursos financeiros o que faz com que as famílias modernas planejem e pensem se estão aptas ounão para desenvolverem tal função.
A paternidade/maternidade na família nuclear era o que motivava a constituição de uma família o que é bem diferente na era atual onde constituir família esta mais voltada para suprir uma necessidade interna de não ficar só. Várias foram as mudanças ocorridas nas expectativas criadas pelas pessoas nas suas relações com os outros. Na atualidade se relacionar é algopela qual as pessoas têm que se empenhar, as relações dependem da colaboração e comunicação entre os participantes deixando de ser algo natural para se tornar condicional.
Hoje se observa pais separados criando seus filhos, fertilização e reprodução assistida, legalização do divórcio, reconhecimento das relações homossexuais fatores esses que corroboram com uma idealização de famíliatradicional. A família passa por um processo de transformações de toda ordem o que culmina no surgimento de variadas formas de ser famílias.
Na realidade não existe uma estrutura familiar, pois a ideia de estrutura representa algo fixo, invariável. Já a ideia de organização familiar suscita algo que se move, se organiza a todo o momento. Sendo assim, cada família se organiza de uma forma específica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • novas configurações familiares
  • novas configuracoes familiares
  • As novas configuracoes familiares
  • resumo as novas configurações familiares
  • Novas configurações familiares
  • Novas configurações familiares e sua função na família.doc
  • AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E O MERCADO DE TRABALHO
  • as novas configuraçoes familiares do seculo xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!