NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA

3467 palavras 14 páginas
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Suas Propostas
Proposto pela Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo pretende uniformizar a ortografia dos oito países falantes do idioma (Angola, Brasil,
Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor
Leste). Juntos, eles somam uma população estimada em 230 milhões de pessoas (sendo
190 milhões só do Brasil). Com o acordo, a língua portuguesa deixará de ser a única com duas ortografias e poderá ser classificada como idioma oficial na Unesco. Dentre as propostas temos:




redução dos custos de produção e adaptação de livros; facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros; simplificação de algumas regras ortográficas.

Países que fazem parte do acordo:
Brasil, Portugal, Timor Leste e cinco nações africanas (Angola, Cabo Verde, GuinéBissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Lei que sancionou:
DECRETO Nº 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008.

DECRETA:

Art. 1o O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, entre os Governos da
República de Angola, da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República de Guiné-Bissau, da República de Moçambique, da República Portuguesa e da República Democrática de São Tomé e Príncipe, de 16 de dezembro de 1990, apenso por cópia ao presente Decreto, será executado e cumprido tão inteiramente como nele se contém.
Art. 2o O referido Acordo produzirá efeitos somente a partir de 1o de janeiro de
2009.
Detalhes Relevantes:
O novo acordo ortográfico, que busca unificar o modelo da língua portuguesa nos países que a adotam como língua oficial, já é vigente no Brasil desde janeiro de 2009.
Para os brasileiros, apenas 0.5% das palavras foram alteradas, já para Portugal e os demais países lusófonos, 1,6% do vocabulário foi modificado.Com o novo acordo a língua escrita fica mais próxima da língua falada, o que faz com que os alunos errem

menos, como também, serve para aproximar a língua do limite

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas