Nova ortografia

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015

1 NOVA ORTOGRAFIA

Novas regras ortográficas vigoram desde janeiro de 2009. Não são tantas as mudanças, mas é importante prestar atenção ao escrever algumas palavras. Para aquele que ainda não está familiarizado com o assunto, pode ler uma síntese aqui.
Algumas mudanças na ortografia são fáceis de gravar. Outras nem tanto, mas, caso necessite de material especializado, já é possível encontrarbons manuais nas livrarias.
Convém lembrar que a pronúncia das palavras continua a mesma. O que mudou foi no Brasil foi apenas a grafia de 0,45% das palavras.

1.1 VAMOS ÀS REGRAS?

Muito fácil de lembrar é o novo alfabeto. Ele passou a ter 26 letras com a inclusão das letras K, W e Y. Nós já usávamos essas letras na escrita de palavras estrangeiras, mas agora elas pertencem oficialmente aoalfabeto da Língua Portuguesa.
O trema foi eliminado. Quem não usava o sinal gráfico, pode ficar tranquilo. Escrever sem pôr os pontinhos sobre o U não constitui mais um erro. Palavras como frequência e conseqüência, por exemplo, perderam o trema. Atenção, porém, para a grafia dos nomes estrangeiros, pois nada muda na escrita de Frühauf, Müller, Yürgen etc.
Palavras com os hiatos EE e OO perderam oacento. É o caso de dêem e vôo que agora devem ser escritas sem o sinal: deem e voo.
Alguns acentos chamados diferenciais não mais são usados. O verbo pára (3ª. pess. sing. pres. Ind.), que levava acento para diferenciá-lo da preposição para, é um exemplo. Desses acentos, no entanto, mantém-se o sinal em pôde (3.ª pess. pret. perf. Ind.) para diferenciar de pode (3ª. pes. sing. pres. Ind.). Também overbo pôr continua com o acento circunflexo, pois deve ser diferenciado da preposição por.
Como saber se uma palavra é verbo ou preposição em uma frase? Preste atenção ao contexto. É ele que vai dizer quando para é preposição ou quando é verbo. Exemplos exemplo: Ele não para (verbo) de comer. Vou para (preposição) a cidade buscar mantimentos.
O acento na letra U das formas rizotônicas (quando asílaba tônica cai sobre a raiz da palavra), nos grupos QUE/QUI, GUE/GUI, também foi abolido. Sendo assim, sempre quando o U vier precedido de G ou Q e seguido de E ou I, não se acentua a palavra. Logo, ao invés de argúe, averigúe e enxágüe, por exemplo, escreve-se argue, averigue e enxague.
Também as palavras com I e U tônico, na posição de paroxítonas, quando precedidas de ditongo, perdem o acento. Aspalavras bocaiúva, baiúca e maoísta são exemplos que passaram a ser escritas sem o sinal gráfico: bocaiuva, baiuca e maoista.
Os ditongos abertos EI e OI, na posição de paroxítonas, também receberam nova grafia. É o caso de palavras como ideia, geleia, heróico e jibóia. Preste atenção, porém, nos ditongos na posição de oxítonas (anéis, pastéis, herói etc.) e nos monossílabos tônicos (dói, róietc.). Nesse caso, não houve alterações. Sendo assim, herói, uma oxítona, continua com acento e, a palavra derivada, heroico, perdeu o sinal gráfico. A palavra dói é monossílabo tônico, por isso não foi alterada.
Importante lembrar que o ditongo aberto EU não sofreu alterações. Logo, palavras como chapéu e céu continuam sendo grafadas com acento, ou seja, não se enquadram na regra dos ditongos EI eOI.

1.1.1 REGRA DO HÍFEN

A regra do hífen parece ser a mais complexa, mas nada que um bom guia ortográfico ou um dicionário atualizado não possa sanar. Para você que quer se familiarizar com as novas regras ou precisa estudar o assunto, eis um apanhado do que sofreu ou não modificações.
a) Não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa com R ou S. As letras R ou Sserão duplicadas. Palavras como ante-sala, anti-religioso e micro-sistema agora recebem esta grafia: antessala, antirreligioso e microssistema.
b) Quando os prefixos CIBER, HIPER, INTER e SUPER se ligam a elementos iniciados por H ou R, no entanto, o hífen é mantido. Assim, palavras como “hiper-requintado, inter-relação e super-racional”, mantém a escrita.
c) Quando o prefixo termina com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova ortografia
  • nova ortografia
  • nova ortografia
  • Nova ortografia
  • Nova Ortografia
  • nova ortografia
  • NOVA ORTOGRAFIA
  • NOVA ORTOGRAFIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!