Nova ortografia: a adequação dos alunos às novas regras

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui uma pesquisa de campo sobre Novo Acordo Ortográfico onde serão questionadas mudanças na escrita da Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar se os alunos participantes da pesquisa já se adequaram à nova ortografia, tendo em vista que o prazo para adequação é até 31 de dezembro de 2012.

2. OBJETIVO GERAL
Analisar a adequação dos alunos com aNova Ortografia.

3. METODOLOGIA
A Pesquisa será feita através de um questionário (Anexo1) elaborado pelos acadêmicos Ana Lucia de Oliveira Alves Marcondes e Lucas Valencio de Campos. Este questionário é constituido por 6 questões, sendo que uma é de cunho pessoal, portanto não constará nos gráficos por ser apenas um parâmetro para o pesquisador.
A População Alvo é composta deestudantes do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas (uma pública e uma particular), ambas localizadas em Pitanga-Pr.

4. RESULTADOS
Entre os 24 alunos que respoderam o questionário aplicado na Escola Pública, constatou-se, de acordo com os critérios estabelecidos, que a média de acertos destes alunos é de 16,6%, sendo que: 4 pessoas (16,6% dos alunos) acertaram uma questão, 6 pessoas (25%dos alunos) acertaram 2 questões, 6 pessoas (25% dos alunos) acertaram 3 questões, 5 pessoas (21,0% dos alunos) acertaram 4 questões e 3 pessoas (12,5% dos alunos) acertaram 5 questões. O gráfico abaixo nos mostra estes resultados.

(Escola Estadual, 3ºAno do Ensino Médio – 2012)
No gráfico a seguir podemos ver o desempenho dos alunos em cada questão, deve-se considerar que a primeira questão éde cunho pessoal por este motivo não estará presente no gráfico.(Escola Pública, 3ºAno do Ensino Médio – 2012)
Observa-se então que 15 pessoas (62,5% dos alunos) acertaram a segunda questão, 8 pessoas (33,3% dos alunos) acertaram a terceira questão, 16 pessoas (66,7% dos alunos) acertaram a quarta questão, 12 pessoas (50% dos alunos) acertaram a quinta questão e 19 pessoas (79,2% dos alunos)acertaram a sexta questão. Com isso, podemos verificar as questões em que os alunos tiveram mais dificuldades, logo temos uma orientação quanto as principais dúvidas dos alunos.
Na Escola de Ensino Particular, os resultados mostram as mesmas dificudades. Dos 29 alunos que responderam as questões, 1 pessoa (3,45% dos alunos) não acertou nenhuma questão, 4 pessoas (13,8% dos alunos) acertatam umaquestão, 6 pessoas (20,7% dos alunos) acertaram 2 questões, 9 pessoas (31,0% dos alunos) acertaram 3 questões, 7 pessoas (24,1% dos alunos) acertaram quatro questões e apenas 2 pessoas (7% dos alunos) acertaram cinco questões. Abaixo temos o gráfico que aponta esses resultados.( Escola Particular – Ensino Médio, 2012)

Ao analisar o número de acertos por questão, verificamos que há umadificuldade ainda maior em compreender as novas regras. O gráfico a seguir nos mostra essa dificuldade.

(Escola Particular – Ensino Médio, 2012)
Vemos então, que nesta escola 19 pessoas (65,5% dos alunos) acertaram a questão dois, 6 pessoas (20,6% dos alunos) acertaram a questão três, 21 pessoas (72,4% dos alunos) acertaram a questão quatro, 12 pessoas (41,3% dos alunos) acertaram a questão cinco e23 pessoas (79,3% dos alunos) acertaram a questão seis. Logo, analisamos maior dificuldade nas questões três e cinco, onde menos da metade da sala acertou as questões.
Quando questionados á respeito dessa mudança, se ela facilitou ou não a escrita da língua portuguesa, as respostas são diversas, mas a maioria acredita que facilitou, mas dizem que precisariam de mais tempo para se acostumar com anova escrita. Os gráficos abaixo, nos mostram estes resultados.
ESCOLA PARTICULAR

O gráfico nos mostra que 15 pessoas (51% dos alunos) acreditam que o Acordo Ortografico facilitou a escrita da Língua Portuguesa, estes ainda defendem a unificação da língua através deste acordo, as outras 14 pessoas (48,3% dos alunos) acreditam que o acordo acabou causando transtornos no aprendizado da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A nova regra da ortografia
  • Novas regras ortografia
  • Regras da nova ortografia
  • Novas Regras Da Ortografia Exerc Cios
  • Nova ortografia
  • Nova ortografia
  • Nova ortografia
  • Nova Ortografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!