NOVA LEGISLA O PARA RADIOLOGIA ODONTOL GICA

2889 palavras 12 páginas
NOVA LEGISLAÇÃO PARA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DA UNIMAR

NEW LEGISLATION FOR DENTISTRY RADIOLOGY.
EVALUATION OF UNIMAR STUDENTS

Paulo Renato Dias da SILVA*
Roberto Heitzmann Rodrigues PINTO**
Maria Carolina C. S. F. CORRÊA***
José Luíz YANAGUIZAWA JR.***

A radiação X é uma energia ionizante que, sendo manipulada corretamente, traz mais benefícios que danos. Relembramos os efeitos das radiações, os cuidados que devem ser tomados e a legislação atual sobre o assunto, fornecendo dados sobre a montagem do consultório com aparelho de raios-x.Também é apresentada uma pesquisa sobre o grau de informação dos alunos da UNIMAR sobre o assunto.

UNITERMOS:Legislação radiológica; Radioproteção; Montagem do consultório; Efeitos biológicos das radiações.

INTRODUÇÃO
O cirurgião dentista precisa conhecer as regulamentações de radiologia odontológica para iniciar as suas atividades profissionais de maneira segura, tanto para os pacientes como para ele mesmo e de modo a não ferir a legislação vigente sobre o assunto.
Conhecer os efeitos biológicos dos raios-x é fundamental para usar a radiação como um meio seguro de auxiliar de diagnóstico. ~uanào bem indicado e realizado, este exame traz um dano pequeno ao paciente em relação às vantagens que oferece. Os meios de comunicação informam sobre radiação de um modo grosseiro e quase sempre equivocado, fazendo crer que a radiação, quando não mata as pessoas, as deixa mutiladas, provoca câncer ou mutações genéticas. Sabemos que relatos estão relacionados a acidentes nucleares, radiações muito mais deletérias que os raios-x e em aoses bem maiores. Cabe aos profissionais que trabalham com radiodiagnóstico esclarecer ao paciente que, trabalhando a um nível muito baixo de radiação, praticamente não haverá danos biológicos durante estes exames.
Face à grande colaboração que a descoberta dos raios-x trouxe à humanidade, possibilitando o diagnóstico por imagem, este exame passou a ser praticamente obrigatório como

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas