notliajoao

2206 palavras 9 páginas
EducaçãoFísica mo20140217

Ginástica Calistênica
1.Introdução
É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada aos obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, tem origem grega e significa kallós - belo, sthenos - força + o sufixo ia. Significa cheio de vigor, força, buscar pela exercitação a harmonia do corpo.
2.Origem
Calistenia é um sistema de ginástica que encontra as suas origens na ginástica sueca e que apresenta, como características, a predominância de formas analíticas, a divisão dos exercícios em oito grupos, a associação da música ao ritmo dos movimentos, a predominância dos movimentos sobre as posições dos exercícios à mão livre e com pequenos aparelhos (halteres, bastões, maças, etc.).
É um sistema que sofre forte influencia das contribuições da área médica que valorizava as técnicas de construção e exercitação das atividades, ritmadas, que abrangiam todas as partes do corpo humano e, cujas exercitações eram bem lineares. Era obedecida a curva do esforço fisiológico e os exercícios eram progressivos.
Precursores
Christian Carl André (1763-1831)
Segundo Marinho (1980) Christian Carl André foi quem, pois em prática a Calistenia na escola de Salzman em 1785, para uso em dias que as condições climáticas não permitiam atividades ao ar livre.
Catharine Beecher (1800-1878)
Em 1828 Catherine E. Beecher fundou o "Hartford Female Seminary" em Connectticut. A escola logo se converteu na mais famosa instituição feminina de educação superior para mulheres nos Estados Unidos e sua fundadora a principal líder no movimento de educação feminina.
A idéia de Miss Beecher era de que a educação física e a moral tinham igual importância que a intelectual. Foi a primeira a ensinar ciências domésticas e a escrever um livro sobre o assunto. Em 1832 abriu nova

Relacionados