Notificação compulsória

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
-------------------------------------------------
Notificação compulsória
Notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Para a construir o Sistema de Doenças de Notificação Compulsória (SDNC), cria-se uma Lista de Doenças de Notificação Compulsória (LDNC), cujas doenças são selecionadasatravés de determinados critérios como: magnitude, potencial de disseminação, transcedência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, compromisso internacional com programas de erradicação, etc. Devido as alterações no perfil epidemiológico, a implementação de outras técnicas para o monitoramento de doenças, o conhecimento de novas doenças ou a re-emergência de outras, tem anecessidade de constantes revisões periódicas na LDNC no sentido de mantê-la atualizada.

-------------------------------------------------
Incidência
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Usada em estatística e em epidemiologia, a Incidência pode referir-se a:
* número de novos casos surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo;
* proporção de novos casossurgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.
Usada em direito, a Incidência refere-se:
* para a doutrina de Pontes de Miranda, seria o efeito infalível da norma jurídica de transformar os fatos previstos por ela em fatos jurídicos. São três os efeitos da incidência: (a) juridicizar; (b) desjuridicizar; e (b) pré-excluir a juridicização.
* para a doutrina de Paulo deBarros Carvalho, seria sinônimo de "aplicação" da norma jurídica a um caso concreto feita em linguagem competente por uma autoridade, no processo de positivação do direito. Noutras palavras, nega-se aqui a aplicação clássica do conceito de incidência.

-------------------------------------------------
Prevalência

Usada em estatística e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a:
*número total de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal;
* proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal.
A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objectivo é preferível o uso dos valores em proporção, mas caso se opte pelo usodo número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.

-------------------------------------------------
Epidemiologia
Epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite aindaa avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública.

-------------------------------------------------
Morbidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento. A quantificação das doenças ou cálculodas taxas e coeficientes de morbidade e morbi-mortalidade são tarefas essenciais para Vigilância epidemiológica e controle das doenças que, por sua vez para fins de organização dos serviços de saúde e intervenção nos níveis de saúde publica podem ser divididas em doenças transmissíveis e Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs.

-------------------------------------------------
EpidemiaUma epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.
Este termo tem origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipócrates no século VI a.C..
A ocorrência, numa comunidade ou região, de casos de doença, acidente, malformação congênita, comportamento especificamente relacionado com a saúde ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • notificacao compulsoria
  • Notificação compulsoria
  • Tabela de notificação compulsória
  • Doenças de Notificação compulsoria
  • Doenças notificacao compulsoria
  • Doenças de notificação compulsória
  • Sistema de notificação compulsória
  • Sistema de notificação compulsória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!