NOTICIA JOINVILLE TERA PORTO SECO unidade 1 aula 2

581 palavras 3 páginas
INSTITUTO CENECISTA FAYAL DE ENSINO SUPERIOR - IFES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: LEGISLAÇÃO ADUANEIRA
Professor(a): Lucilaine Ignacio da Silva

Joinville terá um porto seco / Fonte: A Notícia (03/03)
Em dezembro de 2014, logo após a divulgação dos dados mais recentes do produto interno bruto (PIB) dos municípios catarinenses - quando Itajaí assumiu a condição de maior economia do Estado, superando Joinville -, o prefeito Udo Döhler defendeu que o resultado era um reflexo das naturezas econômicas distintas das duas cidades. Questionado, na época, pela reportagem de "AN" a respeito, Udo disse que os números não significavam que a indústria de uma cresceu mais do que a outra e chegou a dizer que se Joinville tivesse um porto seco (em alusão à atividade portuária, que impacta fortemente na geração de riquezas de Itajaí), a economia local cresceria 17% em um "piscar de olhos". Essa estrutura, agora, já existe.
A Multilog, empresa de Itajaí que presta serviços na área logística, foi licenciada pela Receita Federal para operar como um centro logístico e industrial aduaneiro (Clia) em sua unidade no Perini Business Park, que existe desde 2013.
A estrutura, de 16 mil m², está autorizada a movimentar e armazenar cargas soltas e unitizadas (aquelas mercadorias diferentes em peso, tamanho e formato que são unidas em um volume único), além de realizar outras operações referentes à atividade aduaneira. O Clia também deve ajudar a fortalecer a retroárea do Porto de Itapoá.
Para Jonas Tilp, diretor comercial do Perini, o investimento passa a dar uma condição portuária para a cidade.
_ Isso vai trazer um novo mapa de faturamento para Joinville, permitindo que a economia cresça _ destaca.
Ainda é praticamente impossível calcular o impacto econômico que esse tipo de estrutura trará ao Norte, mas a própria Multilog indica boas expectativas.
Apesar de estar sediada no complexo portuário de Itajaí, o segundo maior em movimentação de contêineres do
País, a empresa sempre pensou

Relacionados