Noticia da semana bollyng

580 palavras 3 páginas
Noticia da semana
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Sociologia












Mais de um terço das 1240 pessoas inquiridas pela revista "Proteste" afirmaram já ter sido vítimas de 'bullying' na escola, no trabalho ou na Internet. foto ARQUIVO GLOBAL IMAGENS'Bullying' na Net mais frequente entre os 18 e 24 anos Os resultados deste inquérito, que vão ser divulgados na edição de setembro da
"Proteste", indicam que 12% das vítimas de 'bullying' escolar mantêm recordações que os perturbam mesmo na idade adulta.
O 'bullying' pode ser definido como um comportamento agressivo, físico ou verbal, repetido no tempo em relação a uma vítima que não é capaz de se defender.
"Os inquiridos já adultos sonham com os eventos (14%) ou recordam com sofrimento a situação (36%). No global, há uma prevalência de 20% de 'bullying' escolar retrospetivo, ou seja, recordado pelos nossos inquiridos", refere o artigo da revista. Ainda no contexto escolar, só em 21% dos casos os professores ficaram a par da situação de 'bullying', uma situação que ocorre com maior prevalência até ao 6.º ano. Segundo a "Proteste", faltou à maioria das crianças e jovens instrumentos para resolver o problema, optando por ignorar ou evitar a situação.

Bullying, o que é?
Violência
física

Tensional

Bullying

Violência psicológica Repetitivo

Causado por um ou mais indivíduos com o intuito de causar dor tanto física como a nível do foro psicológico. Caracterização do Bullying
• Bullying é um termo usado quando queremos descrever algum ato de violência, assedio ou maus tratos em que o principal objetivo do agressor é exercer poder sobre o individuo ou grupo mais fraco.
Um cientista sueco (Dan Olweus) definiu o assédio escolar em três termos e duas categorias:
3 termos essenciais 2 categorias

1. O comportamento é agressivo e negativo.
2. O comportamento é executado repetidamente
3. O comportamento ocorre num relacionamento

Relacionados