Notanet sobre nfe clientes teste já atendimento notanet » blog » comparativo entre modelo trib comparativo entre modelo tributário brasileiro e europeu

Páginas: 3 (626 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
Deixe seu comentário | Blog

Neste post apreciaremos a comparação feita por Fabio Rodrigues Oliveira acerca dos tributos aplicados aqui e no continente Europeu, acompanhe:

Você sabe o quantovocê paga de impostos?

Se você estivesse tomando uma xícara de café na Plaza de Cibeles, em Madri, seria fácil responder a essa pergunta. Sobre esse cafezinho incidiria 7% de imposto, devidamentedestacado no documento fiscal. Por outro lado, se essa mesma xícara de café fosse tomada em qualquer uma das cafeterias da Avenida Paulista, em São Paulo, essa pergunta ficaria sem resposta. Nem mesmo acafeteria que lhe vendeu esse café saberia lhe responder. Isso é resultado do nosso tumultuado sistema tributário.

Na União Europeia, como em outros países, sobre os produtos e serviços incide umúnico imposto, conhecido por IVA, o Imposto sobre Valor Agregado. Esse imposto é calculado sobre o montante que é acrescido (agregado) em cada operação de comercialização de um produto. O cafeicultor, quevendeu os grãos de café à indústria de torrefação, por exemplo, pagará o IVA sobre essa venda. A indústria de torrefação, por sua vez, ao vender esses grãos torrados, pagará o imposto apenas sobre adiferença entre o valor de compra dos insumos e o valor de venda do produto, ou seja, sobre o valor agregado. O mesmo cálculo será adotado pelo distribuidor e pela cafeteria.

Dessa forma, parasaber exatamente o quanto de imposto incidiu ao longo da cadeia, basta multiplicar o valor da compra pela alíquota do imposto. No caso do café na Plaza de Cibeles, comprado por € 2,00, seria pago € 0,14de imposto, considerando toda a cadeia, desde o cafeicultor, conforme poderia ser comprovado pelo próprio cupom fiscal.

E no Brasil, encontraremos essa informação no documento fiscal de compradaquele nosso cafezinho? Não, e nem seria possível em vista do nosso sistema tributário.

Em substituição ao IVA europeu, sobre nossos produtos poderão incidir diretamente quatro tributos: o ICMS, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MULTIMODALIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MODELO BRASILEIRO E EUROPEU
  • Estudo comparativo de modelos de qualidade
  • Comparativo do Modelo de Governança Corporativa
  • modelo ideal de atendimento ao cliente
  • Estudo comparativo entre modelos de previsão de demanda
  • Comparativo Modelo OSI e TCP/IP
  • COMPARATIVO ENTRE O MODELO OSI E TCP/IP
  • Estudo comparativo de modelos estruturais para edificações de pequeno porte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!