Nota T Cnica Calcario Liquido

1243 palavras 5 páginas
Núcleo Estadual Paraná
CALCÁRIO LÍQUIDO
Antonio Carlos Vargas Motta1
Luis César Cassol2
Volnei Pauletti3
1

Professor de Fertilidade do Solo – UFPR, Curitiba – PR; 2 Professor de Fertilidade do Solo –
UTFPR, Pato Branco – PR;3 Professor de Nutrição Mineral de Plantas – UFPR, Curitiba – PR.

Recentemente o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo foi procurado para manifestar, através da sua Comissão Especializada em Fertilidade do Solo, opinião sobre a oferta no mercado de CALCÁRIO LÍQUIDO, devido a informações divulgadas no campo de que o uso de um litro deste equivale à aplicação de 1000 kg de calcário, que a reação do calcário em pó aplicado no solo é de apenas 1-2%, que a eficiência do calcário em pó é de apenas 30%, entre outras. Tais afirmações são descabidas, desrespeitosas com a ciência e, no mínimo, irresponsáveis.
Este texto tem a função de ALERTAR E INFORMAR aos usuários e recomendantes sobre alguns aspectos que envolvem a calagem no estado do Paraná que tem solos, em sua maioria, naturalmente ácidos.
A classe agronômica há muito tempo vem trabalhando para que o uso de adubos e corretivos da acidez se torne uma realidade na agricultura brasileira e Paranaense. O aumento expressivo, em tempos recentes, de produção e produtividade certamente se deve ao uso adequado dos corretivos da acidez. Mas o uso sem controle e em quantidade acima ou abaixo do recomendado pode trazer decréscimo na produtividade, sendo necessário o acompanhamento periódico da fertilidade através de análises de solo.
As FUNÇÕES DO CALCÁRIO são aumentar o pH e neutralizar o Al e fornecer grande quantidade dos nutrientes Ca e Mg, pois seus principais componentes são o CaCO3 e o MgCO3.
Em função disso, a forma como o calcário é aplicado no solo (liquido ou sólido) não importa, desde que respeitadas as proporcionalidades em relação à eficiência na correção da acidez e quantidade de nutrientes.
Os calcários são normalmente vendidos na forma de pó, são pouco solúveis

Relacionados

  • Dosagem concreto
    14841 palavras | 60 páginas
  • Livro O Que Revela O Espa O Escolar
    61326 palavras | 246 páginas