Notícia

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
CÁPSULAS DE INFORMAÇÃO

Santa Cruz do Sul
Abril de 2013

“Todos os fatos têm três versões: a minha, a sua e a
verdadeira”.
Provérbio chinês

RESUMO
A notícia, muitas pessoas diriam, é a reportagem sobre alguma coisa, e mesmo as pessoas entendidas de comunicação muitas vezes têm dificuldade para definir e delimitar o que realmente é uma notícia. Predomínio da narração, com a presençade elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato. A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Uma informação para ser notícia tem de ser recente imediata e que circule, que até se tornar notícia o acontecimento tem de passar por diversoscritérios. O mais difícil será sempre o da seleção. Seja do jornalista ou do editor, o fator seletivo determinará sempre o destino da informação. O Objetivo geral deste trabalho é mostrar as definições da notícia, as reais características, para identificá-la e criá-la

Palavras Chave: Notícia, reportagem, fato, acontecimento, linguagem.

RELAÇÃO DE FATO/ACONTECIMENTO/NOTÍCIA

Fato: é qualquerocorrência fenomênica no mundo, qualquer coisa que se faz ver que ocorre.
Acontecimento: é aquilo que foge da nossa expectativa de normalidade; causa uma variação em um grupo cotidiano, a quebra dessa expectativa é um acontecimento.
Notícia: é toda a quebra de rotina (acontecimento) que tem uma grande repercussão, que atinge um grupo maior, assim sendo, que possui uma relevância maior que osoutros acontecimentos
‘’ Toda notícia é um acontecimento e todo acontecimento é um fato, mas nem todo fato é acontecimento e nem todo acontecimento é uma notícia’’
Exemplo: Pegar um ônibus lotado todo dia é um fato. Se um dia ele quebrar e ocasionar um atraso de uma hora, vira um acontecimento, pois sai da normalidade. Se esse atraso gerar caos na cidade, atingindo vários grupos, ou até mesmocausando brigas, ou mortes, ganha uma maior relevância e pode virar notícia, uma vez que atinge mais grupos e mexe com valores humanos (no caso da morte, a vida)

NOTÍCIA

A origem da palavra ‘’ notícia’’ provém do Latim, em que ‘’ notitia’’ significa ‘’ notoriedade, conhecimento de alguém, noção ‘’. A notícia é considerada a matéria prima do jornalismo, é sua base, seu objetivo e seu fim.Podemos dizer que a notícia é o anúncio de um fato novo, e pertence ao gênero informativo, ou seja, nela não cabem opiniões. É uma narrativa breve, eminentemente, de um acontecimento real e atual com interesse para um públicovasto.
Destinada à difusão pelos vários meios de comunicação social, esta narrativa deve ser apelativa e eficaz. Cabe ao seu redator o enquadramento dos fatos e a percepçãorigorosa daquilo que é essencial, sem nunca esquecer certas regras de codificação, como o uso de vocabulário claro, simples e objetivo, deixando tudo exatamente esclarecido para não vir a ocasionar múltiplas interpretações por parte do receptor.
Toda notícia é informação, mas uma informação não é necessariamente uma notícia.
Existem critérios que os jornalistas usam para definir se algo deve serlevado ao publico ou não, uma notícia deve reunir: Interesse, importância, proximidade, raridade, curiosidade, atualidade e veracidade, afetar certo número de pessoas, e essas pessoas devem entendê-la, sempre deve haver o contato entre o acontecimento e o receptor.
No passado a área das notícias era restrita às ocorrências policiais, tribunais, repartições públicas, parlamento e a um discretoregistro dos acontecimentos locais. Nas últimas décadas o âmbito do noticiário ganhou amplitude, tornando-se universal, abrangendo fatos locais, nacionais, internacionais, tratando também da ciência, saúde, educação, cultura, economia, etc.
A notícia tem como estrutura básica três itens: Título, lide e corpo.
Título: Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Noticia
  • Noticia
  • noticias
  • Notícias
  • Notícia
  • notícia
  • Noticia
  • Noticia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!