Nosso Recreio é uma Festa

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
CMEI “EMILIANA GILES BRAGANÇA”
PREFEITURA DE CARIACICA-ES


PROJETO “NOSSO RECREIO É UMA FESTA”


Longe de ser apenas uma atividade natural da criança, a brincadeira é uma aprendizagem social. As brincadeiras dos adultos com as crianças pequenas são essenciais nessa aprendizagem, pois a brincadeira permite decidir, pensar, sentir emoções distintas, competir, cooperar, construir,experimentar, descobrir, aceitar limites, surpreender-se, pois, “o brincar é o principal meio de aprendizagem da criança... a criança gradualmente desenvolve conceitos de relacionamentos causais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular”. (Des, apud Moyles, 2002, 37).

Brincar é muito importante, pois enquanto estimula o desenvolvimento intelectual dacriança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários ao seu crescimento” (BETTELHEIM, apud MALUF, 2003, p.19).

Assim, é sem dúvida o recreio a hora e o momento mais esperado pelas crianças na escola. Brincar, correr, merendar, ir ao banheiro, por exemplo, é normalmente a rotina diária nos momentos de intervalo de qualquer escola de nosso país. Mas, no CMEI “Emiliana GilesBragança” localizado no bairro Castelo Branco em Cariacica – ES, o recreio tem tomado proporções ainda mais prazerosas e educativas. Posto que durante este rico momento os estudantes da educação infantil interagem com poesias, histórias , parlendas e diversos estilos musicais , os quais são contextualiazados no cotidiano da sala de aula e internalizados durante o recreio e e entrada do turno matutino doCMEI.



JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu a partir da observação do comportamento das crianças que apresentavam dificuldade em adaptar-se a uma escola com salas sem estrutura , sem refeitório e em processo de reforma , onde o barulho de máquinas , ferramentas e muita poeira colaboravam para que os estudantes de 4 a 6 anos prolongasse um pouco mais sua adaptação , visto que o desconfortofazia com que algumas queriam ir embora .Desta forma pensou-se em o que fazer para tornar a escola mais agradável e atraente , então surgiu a metodologia do “nosso recreio é uma festa” onde o coordenador norteia com o apoio pedagógico as atividades lúdicas e recreativas fora da sala de aula , porém contextualizada com os conteúdos e experiências vivenciados pela criança em suas etapas deaprendizagem.
Faziam-se necessárias ações que tornasse o ambiente mais lúdico e que envolvessem mais as crianças e nas quais elas se sentissem motivadas e seguras para virem à escola. Nesse sentido é que foi pensado organizar o momento de entrada com músicas, poesias, falas e mensagens acolhedoras para que tanto os alunos como os pais destes, passassem a valorizar melhor à escola e as encaminhassem commais determinação e alegria.

Desta forma o coordenador com auxilio da pedagoga de turno aperfeiçaram também o espaço e tempo do recreio utilizando como recurso livros de literatura infantil a caixa de som , pen-drive com músicas infantis e falas direcionadas onde a interação com os alunos e professores tornou-se bastante divertida e atrarente.

Foram planejadas momentos tanto dohorário de entrada como do recreio músicas infantis, muitas do cancioneiro popular foram gravadas, selecionadas músicas que contextualizavam com o tema que fora trabalhado em sala de aula. E assim o recreio e a entrada virou momento “especial” de interação também com os pais e responsáveis, pois o coordenador de uma forma lúdica e alegre, atualiza os informes, aproximando mais e a escola e acomunidade que cotidianamente prestigia esse momento , fortalecendo e estimulando a presença dos filhos na escola. O “recreio virou uma festa”, brincadeiras dirigidas com atenção especial à interação e relação entre alunos, atenção aos limites e regras, coreografias ensaiadas, espontâneas, contação de histórias e muita diversão que desenvolvem a expressão corporal. Complentando, “O ouvir histórias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recreio
  • O recreio
  • O Recreio
  • Recreio
  • Festa
  • Recreio Orientado
  • Recreio divertido
  • A festa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!