Nossas crenças costumeiras

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Em nossas vidas cotidianas, afirmamos , negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. fazemos perguntas, “como que horas são ?”, ou “que dia é hoje?” .Dizemos frases , como“ele esta sonhando”,ou “ela ficou maluca”. Fazemos afirmações, como “onde a fumaça a fogo”, ou “não sai na chuva para n se resfriar”. Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, ”esta casa é, masbonita do que a outra” e “Maria esta, mas jovem do que Glorinha”.
Numa disputa,quando os ânimos estão exaltados ,um dos contestadores pode gritar para o outro: ”mentiroso! eu estava lá e n foiisso que aconteceu”, e alguém, querendo acalma a briga pode dizer: “vamos por a cabeça no lugar, cada um seja bem objetivo e diga o que vil, porque assim todos poderão se entender”.
Também é comoouvirmos os pais e amigos dizerem que quando o assunto é o namorado ou a namorada n somos capazes de ver as coisas como elas são que vemos o que ninguém ver e n vemos o que todo mundo esta vendo. Dizemque somos “muito subjetivos”. Ou, como diz o ditado, que “que ama o feio, bonito lhe parece”.
Frequentemente ,quando aprovamos uma pessoa , o que ela diz como ela age diz que essa pessoa “é legal”.Quando pergunto ”que oras são”?”ou” que dia é hoje? ““, minha expectativa é a de que alguém, tendo um relógio ou calendário, me de as respostas exata. E que acredito quando faço à pergunta e aceitoa resposta? Acredito que o tempo existe ,que ele passa,pode ser medido em horas e dias, que o que já passou é diferente de agora e o que vira também a de ser diferente deste momento, que o passadopode ser lembrado ou esquecido, e o futuro, desejado ou terminado. Assim, uma simples pergunta contem, silenciosamente, varias crenças.
Porque crenças? Porque são coisas e ideias em queacreditamos sem questionar, que acreditamos porque são óbvias, evidentes. Afinal, quem não sabe que ontem é diferente de amanhã, que o dia tem horas e que elas passam sem cessar?
Quando digo”ele esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crenças costumeiras
  • Crenças
  • Crença
  • a crença
  • crença
  • Crenças
  • Crenças
  • Crenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!