Normas para elaboração do relatório do estágio da sistematização as atividades devem ser relatadas contemplando os seguintes pontos: - descrição com interpretação, discussão e análise de dados. - pesquisa bibliográfica.

Páginas: 18 (4253 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
[pic]






Desenho Técnico – Prof. Ivan da Costa Lima-Mar/2012




SUMÁRIO






Objetivo Geral


História


Desenho técnico x Desenho artístico


Desenho nas etapas de um Projeto


Normatização e Normas Técnica


Elementos e Modalidade do Desenho


Apresentação e uso do material de desenhoEscala


Perspectiva isométrica


Noções de corte e fachada


Aplicações




































Objetivo Geral






A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do Desenho Técnico é muito importante, visto que ele fornece todas as informaçõesprecisas e necessárias para a construção de peças, etc. Assim, o Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar com precisão: máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho para o Técnico em Segurança do Trabalho.


O objetivo desta disciplina é auxiliar e fornecer aos alunos um instrumento organizado e conveniente de aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico, doCurso de Técnico de Segurança do Trabalho. Serão descritos os instrumentos de desenho e o seu manejo, para o modo de desenho tradicional. Ficando assim os alunos cientes que existe modo em ambiente computacional onde se pode trabalhar com plataformas tipo CAD (Computer Aided Design), ou seja, desenho auxiliado por computador.


Durante o curso o aluno desenvolverá atividades ondeconhecimentos, habilidades e atitudes devem ser trabalhadas ao mesmo tempo através dos vários tipos de desenhos e os meios disponíveis para a sua realização; os meios e os materiais necessários para a execução dos desenhos técnicos; o uso e aplicação das normas técnicas, baseadas na ABNT.

























Desenho técnico x Desenho artísticoO desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na eletricidade. Maiores detalhes sobre o desenho técnico você aprenderá no decorrer deste curso. Por enquanto, é importante que você saiba as diferenças que existem entre o desenho técnico e o desenho artístico. Para isso, é necessárioconhecer bem as características de cada um.


Já no desenho artístico, os artistas transmitem suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou.


Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidãotodas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Nesses desenhos, as representações foram feitas pormeio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas.


No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste curso você vai conhecer a aplicação das principais normas técnicas referentes ao desenho técnico mecânico, de acordo com a ABNT.











Elementos eModalidades do Desenho





Para que a (futura) realidade do projeto seja bem representada, faz-se uso dos diversos instrumentos disponíveis no desenho tradicional, na geometria euclidiana e na geometria descritiva. Basicamente, o desenho arquitetônico manifesta-se principalmente através de linhas e superfícies preenchidas (tramas).

Costuma-se diferenciar no desenho duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio
  • Normas para elaboração de referências bibliográficas
  • Descriçao e interpretaçao da atividade cognoscitiva
  • Descricao e analise de dados
  • Normas Para Elaboracao De Relatorios
  • NORMAS PARA ELABORACaO DE UM RELATORIO TECNICO
  • normas e elaboração do relatorio cientifico
  • Normas para elaboração de relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!