Normas ortográficas: fonética vs etimológica

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2011
á a ideia generalizada de que uma ortografia é tanto mais perfeita quanto mais fonética por isto é válido apenas para o caso de uma língua cujo número de falantes é relativamente pequeno e quenão apresenta grande variação linguística (variações dialectais ou socioletais), porém deixa de ser válido no caso de idiomas, como o da língua portuguesa (português), com uma grandedistribuição geográfica. Nestes últimos casos, é impossível uniformizar a escrita, pois uma grafia torna-se fonética para uma variante do idioma, mas não para outra.
Assim, no caso do português, paraescrever foneticamente, por exemplo, o número "20", poderiam eventualmente usar-se as escritas bint, vint, vintchi, vinte, vinti, conforme fosse escolhida a pronúncia popular do Porto, de Lisboa, doRio de Janeiro (cidade), de Curitiba ou de Luanda. Isto demonstra que, para uma grande língua, a escrita totalmente fonética não é viável. Há escritas, como a escrita chinesa, que adotam umsistema ideográfico, em que a grafia é entendida por todos, inclusivamente por falantes de diferentes línguas, como o cantonês ou o Língua mandarim. Entretanto, essa escrita apresenta o inconvenientede ter milhares de grafemas para reproduzir a riqueza lexical de um idioma.
A ortografia da língua portuguesa adota o meio-termo. As palavras são apresentadas não de maneira completamentefonética, mas aproximadamente fonética. Cada palavra terá, então, um aspecto reconhecido imediatamente por todos os falantes alfabetizados da língua, mas que não impeça que cada palavra escrita sejapronunciada de modo diferente em cada região. Por outro lado, como todas as palavras têm uma origem, na escrita da língua portuguesa são também mantidas algumas marcas etimológicas, como sãoexemplos a manutenção do "h" inicial em palavras como homem, hoje, hospital e as consoantes mudas na ortografia em uso em Portugal em palavras como acta, tecto, didáctico, óptimo, adoptar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas ortográficas
  • Normas ortograficas
  • Dissertação comparando representação fonética e ortográfica
  • Normas vs Patológico
  • Apostila de Normas ABNT VS
  • fonetica
  • Fonetica
  • Fonetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!