NORMAS ISO 9001 E 1401

1134 palavras 5 páginas
NORMAS

ISO 9001 E IS0 1401

PETRÓPOLIS
2014
INTRODUÇÃO

As empresas bem sucedidas são movidas para oferecer serviços de qualidade - a partir da forma como operam, nos padrões estabelecidos para atendimento aos clientes e nos produtos e serviços que elas fornecem. Esta é uma visão estratégica para melhorar a marca e a imagem da empresa e garantir que você está mais bem preparado para ganhar novas oportunidades de negócios em um mercado global cada vez mais competitivo.

ISO 9001:

A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade, aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores. Ela é baseada em oito princípios de gestão da qualidade (todos fundamentais para as boas práticas de negócios): Foco no Cliente;
Liderança;
Envolvimento de Pessoas;
Abordagem de Processos;
Abordagem Sistêmica;
Melhoria Contínua;
Abordagem Factual;
Relacionamento mutuamente benefício com fornecedores.

Estas boas práticas estão descritas em termos de requisitos padronizados para um sistema de gestão da qualidade, independente do tipo de produto ou serviço que a organização oferece, e ainda de qual a natureza da organização, seja ela privada, pública ou pertença ao terceiro setor.

A norma ISO 9000 busca prover uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade nas organizações, de modo que as mesmas possam continuamente prover produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes e com isto possam mantê-los satisfeitos, sendo esta a única forma de garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo, pois um cliente insatisfeito é um cliente perdido e não existem organizações sem clientes.

A NBR ISO 9001 também deve ser implantada quando a organização deseja aumentar o grau de satisfação do seu cliente por meio do efetivo atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, incluindo processos para a melhoria contínua interna e garantia da conformidade com os

Relacionados