NORMAS ISO 9001 E 1401

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 26 de março de 2015





NORMAS

ISO 9001 E IS0 1401













PETRÓPOLIS
2014
INTRODUÇÃO


As empresas bem sucedidas são movidas para oferecer serviços de qualidade - a partir da forma como operam, nos padrões estabelecidos para atendimento aos clientes e nos produtos e serviços que elas fornecem. Esta é uma visão estratégica para melhorar a marca e a imagem da empresa e garantir que você está mais bempreparado para ganhar novas oportunidades de negócios em um mercado global cada vez mais competitivo.

















ISO 9001:




A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade, aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores. Ela é baseada em oito princípios de gestão da qualidade (todos fundamentais para as boas práticas de negócios):

Focono Cliente;
Liderança;
Envolvimento de Pessoas;
Abordagem de Processos;
Abordagem Sistêmica;
Melhoria Contínua;
Abordagem Factual;
Relacionamento mutuamente benefício com fornecedores.




Estas boas práticas estão descritas em termos de requisitos padronizados para um sistema de gestão da qualidade, independente do tipo de produto ou serviço que a organização oferece, e ainda de qual a naturezada organização, seja ela privada, pública ou pertença ao terceiro setor.



A norma ISO 9000 busca prover uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade nas organizações, de modo que as mesmas possam continuamente prover produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes e com isto possam mantê-los satisfeitos, sendo esta a única forma de garantir a sobrevivência da empresa alongo prazo, pois um cliente insatisfeito é um cliente perdido e não existem organizações sem clientes.


A NBR ISO 9001 também deve ser implantada quando a organização deseja aumentar o grau de satisfação do seu cliente por meio do efetivo atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, incluindo processos para a melhoria contínua interna e garantia da conformidade com osrequisitos do cliente e/ou regulamentares aplicáveis.
A norma brasileira ISO 9001 especifica que todos os requisitos da ISO 9001 são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, sem que se considere seu segmento, tamanho ou produto/serviço fornecido.

A NBR ISO 9001 é uma poderosa ferramenta de gestão empresarial pois reúne em si as melhores práticas em gestão empresarial mundiais. Um empresacertificada pela NBR ISO 9001 possui competência para gerir seus processos com base no ciclo PDCA (Plan/Do/Check/Action), isso garante que a organização possui processos que garantem o Planejamento Estratégico, a Realização das atividades de forma padronizada conforme a ISO 9001, o Monitoramento das atividades através de indicadores de processo e a tomada de Ações através de ações corretivas epreventivas.
Além de todos os benefícios tangíveis da NBR ISO 9001, a ISO 9001 também potencializa novos negócios, pois empresas certificadas na norma ISO 9001 tendem a comprar produtos e serviços de fornecedores certificados ISO 9001.
A ISO 9001 é a maneira mais eficiente dos clientes “externarem” a qualidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade para o mercado, pois a certificação ISO 9001 podeser entendida como um atestado de capacidade gerencial fornecida por um organismo idôneo e independente, as Certificadoras.
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos eserviços fornecidos.
Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.



ISO 1401 :


A ISO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iso 9000 e a norma iso 9001
  • iso 9001 ´´normas``
  • Norma ISO 9001 e suas Revisões
  • Normas iso 9001
  • Normas iso 9001
  • Interpretação da norma ISO 9001
  • Normas iso 9000. iso 9001 e iso 14000
  • NORMA ABNT NBR ISO 9001

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!