Normas de Segurança do Laboratório de Quimica

Páginas: 8 (1882 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se imprescindível, durante os trabalhos realizados, que os alunos conheçam e sigam uma série de normas de segurança.
Ao se iniciar o trabalho em um laboratório é necessário conhecer as saídas de emergência, como se portarem situações de risco, onde se localizam os extintores para cada tipo de fogo, o chuveiro e o lava olhos, que é usado para a remoção de uma quantidade muito alta de ácidos que entraram em contato com a pele e olhos.
É obrigatório o uso de jaleco, sapato fechado, calça, cabelos presos, luvas em caso de isolamento térmico, óculos de proteção em experimentos de alta periculosidade e não se deve usaracessórios como anéis, pulseiras, brincos, entre outros.
Não é permitido fumar, comer ou beber dentro das instalações. Não deixar frascos abertos ou próximo às chamas, não deixa-los próximos às bordas das bancadas, nem circular com os mesmos pelo laboratório; as experiências que liberam gases ou vapores tóxicos devem ser realizados na câmara de exaustão (capela). Quando utilizado acido ouhidróxido concentrado, os mesmos devem ser adicionados sobre a água e não o inverso. Ao utilizar reagentes fora do seu conhecimento, deve-se consultar a bibliografia ou o professor presente. Quando retirar reagentes do frasco original, não deve retorna-lo ao mesmo, sendo ele utilizado ou não.
Ao manusear tubo de ensaio aquecido, nunca se deve voltar à extremidade aberta do tubo para si ou alguémpróximo. Não jogar materiais sólidos dentro da pia ou ralos. Ao utilizar rolhas ou vidrarias se deve umedece-a e enrolar a peça de vidro em uma toalha para proteger as mãos. Ao testar produtos químicos pelo odor, não o aproxime do nariz e sim agite-o para que os vapores se desprendam dos frascos á sua direção.
Nunca pipete líquido com a boca, utilize a pera de sucção. Em soluções diferentes não se deveutilizar a mesma pipeta. Identifique etiquetando as soluções e reagentes dispostas em béqueres, tubos de ensaio ou balões volumétricos.
Os materiais após seu uso não devem ser colocados na pia, sem antes um tratamento químico. As bancadas devem ser mantidas sempre limpas e livres de materiais estranhos ao trabalho. Ao esvaziar um frasco de reagente, limpe-o com água antes de colocá-lo paralavagem.
Foram apresentadas vidrarias, matérias e as suas localizações dentro do laboratório. As vidrarias e suas função apresentadas em aula são as seguintes:
Béquer tem como função fazer reações entre soluções, dissolvendo varias substancias solidas, também serve para efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. Os béqueres feitos de vidro são mais resistentes em relação aoaquecimento e a maioria dos químicos. Na sua lateral encontra-se uma escala graduada impressa que auxilia nas medições. Existe de vários tamanhos, entre um milímetro e vários litros (béquer de plástico).









Balão Volumétrico é utilizado para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma bureta ou pipeta. Opescoço, a parte comprida é marcada com uma linha para que se possa medir um determinado volume de líquido, e é fechado com uma rolha de vidro ou tampa de plástico. O seu tamanho pode variar entre 5 ml a 1000 ml. Um balão volumétrico nunca pode ser usado para aquecer substancias, pois o valor distorce o vidro e muda o volume calibrado.
.

Bureta é armada na vertical e sustentada por um suporteuniversal com garra e pode ser posicionada sobre um béquer. É utilizado para o uso de dosagem volumétrica correta de algum reagente em determinação analítica de uma substancia em uma mistura.



Condensador é muito usado em laboratórios para condensar gases. Este aparelho usa um sistema de resfriamento simples através do resfriamento do gás pela água em baixas temperaturas, mas sem manter o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas de segurança em um laboratório de química
  • Normas de segurança para laboratório de química
  • normas de segurança no laboratório de química
  • NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
  • Normas de segurança em um laboratório de química
  • Normas de segurança em laboratórios
  • Normas de segurança em laboratório
  • Relatorio Normas de segurança em Laboratorios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!