normas da sociedade

Páginas: 4 (882 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 “Se observamos, atentamente, a sociedade, verificaremos que os grupos sociais são fontes inexauríveis de normas”.
Para explicar o funcionamento dessas normas é preciso avaliar uma serie deregras, particularidades necessárias para que algo se caracterize como lei, e assim ter uma sociedade jurídica. Primeiramente devemos começar analisando a finalidade do Direito Civil e os elementosque vão nos levar a formar uma relação jurídica e a conseqüência dela.
Dizemos que o direito civil se trata de um ramo do direito privado destinado a reger relações familiares, patrimoniais eobrigacionais, que se formam entre membros da sociedade. Resumindo, podemos falar que o Direito Civil disciplina o modo de agir dos indivíduos na sociedade. Havendo um código dividido em duas partes:Especial e Geral.
A parte Especial trata das relações referentes ao Direito de Família, Direito das Coisas, Obrigações e Sucessões; já a parte Geral, diz respeito ao Direito Subjetivo situando aTeoria Geral da Relação Jurídica onde se contemplam os sujeitos de direito (pessoas), o objeto do direito (bens jurídicos) e os fatos jurídicos.
Assim, analisado o Direito Civil e como édividido podemos explicar do que se trata a relação jurídica, a qual ele disciplina. Sendo o vinculo entre pessoas aonde uma pode pretender algo a que a outra é obrigada, a relação jurídica, trata de ligaro sujeito de direito ao seu objeto tentando manter uma igualdade entre as partes.
Esse poder jurídico que a pessoa tem de exigir ou pretender algo de outra é o que chamamos de Direito Subjetivo- O Sujeito Ativo tem o dever de exigir que o Sujeito Passivo respeite, ou seja, cumpra com suas obrigações (deveres). Este acarreta a conseqüência do Dever jurídico, onde o individuo pode obste-seou não dos seus direitos, ou seja, pode transgredir o que chamamos de igualdade dentro de uma relação jurídica; levando a Sujeição, que á conseqüência do Dever jurídico, onde não podendo ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Norma Jurídica dentro da sociedade
  • O papel da norma culta na sociedade
  • Sociedade Empresaria Origem Normas
  • Direito e Sociedade Normas de controle social
  • Nanotecnologia e o principio da precaução na sociedade de risco e suas normas jurídicas
  • Desde A Antiguidade J Existiam Normas Para Regular As Rela Es Das Pessoas Na Nossa Sociedade
  • Ao conjunto de normas escritas e obrigatoriamente impostas a todos os indivíduos de uma...
  • Normas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!