Normas da contabiliidade

1508 palavras 7 páginas
Apresentação Com o fim de obter informações dentro do campo de atuação profissional de Contabilidade.
Segue informações sobre princípios, convenções contábeis e normas, para um exercício profissional correto.

1

1. Convenções Contábeis
Conceito para servirem como guia para o profissional da área contábil, normalizando padrões de conduta na hora de escritura de fatos contábeis, tais como:

A Convenção da Objetividade; A Convenção da Materialidade; A Convenção da Consistência; A Convenção do Conservadorismo; 1.1 Convenção da Objetividade
O profissional deve procurar sempre exercer a contabilidade de forma objetiva, não se deixando levar por sentimentos, expectativas de administradores ou qualquer pessoa que venha a influenciar no seu trabalho. Os registros devem estar baseados, em documentos que comprovam a ocorrência do fato administrativo.

1.2 Convenção da Materialidade
A informação contábil deve ser relevante, justa e adequada. O profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade.

1.3 Convenção da Consistência
Os relatórios devem ser elaborados com a forma e conteúdo das informações consistentes, para facilitar sua interpretação e análise pelos diversos usuários.

2

1.4 Convenção do Conservadorismo
Estabelece que o profissional da Contabilidade deve manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários. Assim, é preferível ter expectativas de prejuízo e as entidades apresentarem resultados positivos, ou seja, se houver duas opções igualmente validas deve-se optar sempre por aquelas que acusa um menor valor para os ativos e para as receitas, e o maior valor para os passivos e para as despesas.
Pela convenção do Conservadorismo (ou da prudência) as contingências ativas ou os ganhos contingentes não devem ser registrados.

Relacionados