NORMAS CONTÁBEIS

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
FACULDADES INTEGRADAS SIMONEN








PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS















RIO DE JANEIRO
MARÇO/2015
TRABALHO SOBRE: PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS




















CONTABILIDADE INTERNACIONAL
CURSO DE: CIÊNCIAS CONTÁBEIS


ORIGEM DO PROCESSO DE CONVERGENCIA
A Lei n.º 11.638/07 foi o marco inicial deuma série de mudanças na legislação que rege as práticas contábeis brasileiras. A principal razão para essas mudanças é o processo de convergência dos padrões contábeis locais para os internacionais. Com a Lei n.º 11.638/07, o precedente legal necessário para a consecução dessa convergência dos padrões contábeis foi estabelecido.
A Contabilidade enquanto ciência social está sujeita às grandesinfluências do ambiente em que atua, sendo que as práticas contábeis são fortemente afetadas pelos valores culturais, tradição histórica, estrutura política, econômica e social. Dessa forma, os sistemas contábeis se diferenciam de acordo com o conjunto de leis, filosofias, procedimentos e objetivos de cada país (NIYAMA, 2007).
Diante de tais diferenças, percebe-se a existência de critériosdivergentes e próprios para reconhecer e mensurar um mesmo fato. Assim, a ausência de uniformidade das normas e procedimentos contábeis compromete a comparabilidade das informações apresentadas através das demonstrações financeiras. (AVELINO et al., 2010).
De acordo com Niyama e Silva (2008), a expansão das relações comerciais e internacionais no cenário globalizado, a necessidade de investimento e oavanço tecnológico que permite fácil acesso à informação, exige uma linguagem em comum entre os países estabelecendo padrões contábeis uniformes.
Leite (2002) afirma que diante da globalização dos mercados torna-se inevitável a padronização contábil entre os países, de modo que sejam utilizadas normas transparentes e comparáveis em todo o mundo.





OBJETIVO
A harmonização das normascontábeis se faz necessária tendo em vista que, diante da mundialização dos mercados, os negócios não estão mais restritos apenas aos limites de um país. Considerando que as multinacionais estão inseridas nesse contexto, é importante ressaltar que a participação dessas empresas a nível internacional vai além de transações somente com suas filiais, mas envolve também os investimentos através dadisponibilidade de ações a serem negociadas em bolsa de valores de todo o mundo (SANTOS et al., 2010). Visando facilitar a comunicação e comparabilidade das informações, minimizando as diferenças entre os países, existe um conjunto de esforços para que os procedimentos contábeis sejam harmonizados (NIYAMA, 2007). Portanto a harmonização contábil pode ser entendida como o processo pelo qual diversos países,a partir de um consenso, buscam a compatibilidade das normas contábeis preservando as particularidades e características de cada região.
Girotto (2008) apresenta alguns pontos favoráveis para a convergência às normas internacionais, dentre eles, a necessidade das empresas que possuem operações no exterior e que precisam apresentar informações às suas controladoras. Além disso, a convergênciaassegura transparência e confiabilidade às práticas e procedimentos contábeis e oferece sustentação de normas contábeis de alta qualidade na evidenciação de informações sobre a situação patrimonial e financeira das empresas.
Complementando a idéia, Niyama e Silva (2008) apontam outros benefícios que podem ser percebidos com o advento da harmonização contábil. Através desse processo, a divulgação dasinformações deverá seguir um padrão de acordo com a norma estabelecida, fazendo com que os usuários tenham acesso às mesmas informações. Tal situação possibilita aos interessados a análise e comparação de dados entre as empresas, evitando, assim, a chamada “assimetria da informação”. Outro fator de considerável importância é que, ao padronizar normas e procedimentos, pode-se reduzir o custo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas contabeis
  • normas contabeis
  • normas contabeis
  • Norma contabeis
  • Normas contabéis
  • Internacionalização das Normas Contábeis
  • Normas contábeis nbct 16
  • Normas Contábeis Brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!