Normas ABNT

Páginas: 16 (3839 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos
“Nas Normas da ABNT” é uma expressão odiada por muitos. “Complicado demais”, “coisa desnecessária” e “pura enrolação” são algumas das coisas que você já deve ter ouvido de seus colegas ou que até mesmo já tenha dito ao ter que lidar com essa formatação. Porém, essas regras têm sua utilidade, pois padronizam os trabalhos, facilitando sualeitura e compreensão.
E, ainda que você discorde disso, a verdade é que como estudante você terá que aprender a dominar essas regras, ou enfrentará problemas quando seus trabalhos forem avaliados. Sendo assim, temos duas notícias: a não tão agradável é que essas normas são numerosas. A boa, entretanto, é que elas não são difíceis de aprender, apenas requerem um pouco de atenção e memorização.
Épor isso que vamos tentar explicar aqui os princípios fundamentais que compõem esse padrão para tentar desmistificar qualquer ideia de “complicação” gerada a partir do desconhecimento da norma. Vamos lá?
O que significa ABNT e qual sua importância?
Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos e que é responsável pela normatizaçãotécnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.
Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão dos TCCs, monografias por todos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência detecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.
Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse?
 
Para se ter um melhor aproveitamento dessas regras, vamos antes dar uma olhada em um pequeno glossário com alguns dos termos maisusados nesse processo. Propomos isso porque são palavras e expressões que aparecerão constantemente na formatação, logo é importante conhecê-las.
Glossário com os termos mais encontrados nas normas
Anexo
Os anexos também são elementos opcionais, ou seja, são incluídos apenas se o autor achar necessário. Difere-se dos apêndices pelo fato de ser um material não elaborado pelo autor, já que a formade digitação e inclusão é a mesma. Exemplo: ANEXO A – MANUAL DE PROCEDIMENTOS – 2014.
Anverso da folha de rosto
É a “parte da frente” da folha de rosto.
Apêndice
Elemento opcional que foi elaborado pelo próprio autor do trabalho como forma de complemento. O termo Apêndice deve ser digitado em letra maiúscula, em negrito e diferenciado dos demais por letras do alfabeto consecutivas. Exemplo:APÊNDICE A - Relação de artigos mais lidos do TecMundo.
Capa
Elemento obrigatório para proteção externa do trabalho com informações indispensáveis para identificação deste.
Citação
Menção feita no trabalho, mas que foi elaborada por outro autor e, consequentemente, extraída de outra fonte de informação.
Epígrafe
Citação e autoria que o autor do trabalho ache interessante e que tenha uma relaçãocom o trabalho. As epígrafes, normalmente, são encontradas nas primeiras páginas de um trabalho. 
Errata
Lista com folhas e linhas que apresentaram algum erro no trabalho e, logo na seqüencia, as devidas correções. Normalmente, a errata é um papel avulso entregue junto com o trabalho impresso.
Folha de rosto
Elemento obrigatório com elementos essenciais para identificação do trabalho — todo odetalhamento do conteúdo presente em uma folha de rosto será tratado no artigo sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos.
Glossário
Uma lista em ordem alfabética contendo um termo e sua respectiva definição.
Índice
Relação, que pode ser tanto de palavras quanto frases, ordenadas de acordo com um critério determinado, que localiza e remete o leitor para informações presentes em um texto....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • normas abnt
  • Norma ABNT
  • Normas da abnt
  • Normas abnt
  • normas ABNT
  • Normas ABNT
  • NOrmas ABNT
  • normas abnt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!