NORMALIZA O DE MATERIAIS

3336 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO
Uma das principais características da armazenagem de materiais nos tempos atuais consiste na sua crescente complexidade operacional dada especialmente pela diversidade de produtos, além das características de variações de locais de armazenagem e das particularidades dos materiais que serão alocados, como tamanho, custo, tempo de perecibilidade e etc.
Não devemos deixar de observar que regras devem ser seguidas para uma padronização e assim atender a necessidade de uma armazenagem mais precisa e confiável, lembrando que isto tem como contrapartida uma maior sofisticação, o que pode significar maior custo, portanto simplificações devem ser feitas a fim de que o sistema de custeio não se torne alto demais. Uma maior atenção deve ser dada na escolha dos critérios que serão usados para alocação dos mesmos e em suas revisões periódicas, que podem trazer benefícios significativos com menores gastos por parte da organização.

NORMALIZAÇÃO DE MATERIAIS
É a classe de norma técnica que constitui um conjunto metódico e preciso de preceitos destinados a estabelecer regras para execução de cálculos, projetos, fabricação, obras, serviços ou instalações.
Objetivos da Normalização:
Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção do Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.
Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.

Relacionados