Normalização

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Introdução ao Conceito de Normalização em Geral
e sua Importância na Engenharia

José António Almacinha

1 Origens históricas e evolução
A linguagem falada e, mais tarde, a escrita, que se desenvolveram para possibilitar a comunicação entre os homens, podem ser consideradas como formas primeiras de normalização. Existem registros, desde a antiguidade, de ações tendentes a definir,unificar e simplificar (ou seja, normalizar) produtos acabados e elementos utilizados na sua produção, podendo, a título de exemplo,assinalar-se algumas das mais importantes etapas do processo de normalização [1, 2]: - A adoção do “primeiro” padrão de comprimento [distância entre dois nós de uma vara de bambu que, quando soprada, permitia reproduzir uma determinada nota musical (som de freqüênciaespecífica)], na China, no século XXVII a.C.
- A construção de pirâmides com blocos de pedra de dimensões unificadas, no Egito, por volta de 2500 a.C.
- A fabricação de tijolos de formato único e ânforas de dimensões e formas unificadas, no Egito, sob o domínio do faraó Thutmosis I (1530 - 1520 a.C.).
No entanto, só com o progresso registrado com a Revolução Industrial do século XIX e com aindustrialização para a produção em série de automóveis, nos USA, no início do século XX, surgiu a necessidade de estender a Normalização aos níveis industrial e nacional. Adicionalmente, as dificuldades sentidas, no campo da cooperação técnica e militar, pelos Países Aliados, no decurso da Segunda Guerra Mundial, puseram em evidência a necessidade de se caminhar decididamente para a Normalização no planointernacional. A título de exemplo, pode referir-se o fato de a não existência de normalização internacional no domínio dos perfis e passos das roscas ter custado cerca de 1000 milhões de dólares aos Aliados [3]. Neste enquadramento, entre as principais ações desenvolvidas em prol da Atividade Normativa merecem destaque:
- A criação da VDE (Associação dos Eletrotécnicos Alemães), primeiroorganismo de normalização para o estabelecimento de normas para a construção e instalação de aparelhos elétricos, em 1893.
- A criação da IEC - Comissão Eletrotécnica Internacional (CEI), para o desenvolvimento da atividade normativa internacional no domínio eletrotécnico, em Londres, em 1906.
- A criação do DIN - Instituto Alemão de Normalização, em 1917.
- A criação da ISA – “InternationalFederation of the National Standardizing Associations”, para o desenvolvimento da atividade normativa internacional, nos outros domínios e em particular na engenharia mecânica, em 1926. As atividades da ISA cessaram em 1942, em resultado da Segunda Guerra Mundial.
- A criação da CEP - Comissão Eletrotécnica Portuguesa, em 1929, antecessora do actual Instituto Eletrotécnico Português (IEP),constituído em 1981.
- A criação da ISO – “International Organization for Standardization”, com sede em Genebra, para facilitar a coordenação e a unificação internacional das normas industriais, em 1947.
- A criação da IGPAI – Inspeção Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais, em 1948, antecessora do atual Instituto Português de Qualidade (IPQ), constituído em 1986.
- A criação do CEN - ComitêEuropeu de Normalização, em 1961, com o objetivo de permitir a elaboração de normas européias destinadas a promover a competitividade da indústria européia no mundo e contribuir para a criação de um mercado interno europeu, com sede em Bruxelas, desde 1975.
- A criação do CENELEC - Comitê Europeu de Normalização Eletrotécnica, em 1973.
- A criação do ETSI – “European Telecommunications StandardsInstitute”, em 1988.

2 Objetivos e importância da Normalização
De acordo com a definição da norma NP EN 45020: 2001 [4]:
A NP EN 45020: 2001 definem Norma como um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo de normalização reconhecido, que define regras, linhas de orientação ou características para atividades ou seus resultados, destinadas à utilização comum e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalizaçao
  • normalização
  • Normalização
  • Normalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!